ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Leucograma


Enviado por   •  25 de Enero de 2017  •  Resúmenes  •  1.435 Palabras (6 Páginas)  •  217 Visitas

Página 1 de 6

LEUCOGRAMA

Quando falamos do leucograma, os resultados obtidos vão sugerir alguma coisa, então ao sugerir esse exame o vet precisa ter suspeitas de algumas doenças, pois se não tiver não podemos obter respostas que levam ao: diagnostico; prognostico; evolução do quadro clinico. A evolução será por hemogramas seriados, pois todos os dias podem ter alterações.

- Diagnóstico: O leucograma pode ajudar a diferenciação dos processos inflamatórios, infecciosos ou não, doenças neoplásicas, estress crônico, doenças virais, bacterianas, fungicas, granulomatosas, isso irá depender a linhagem sang que aumentar ou diminuir podemos levar o diagnostico em relação a nossa suspeita.

-Prognostico: as leucocitoses por neutrofilia  comum desvio para a esquerda vai ser um melhor prognostico de um animal com uma leucopenia com neutropenia de desvio a esquerda degenerativo.

-Evolução do quadro clinico: a avaliação do leucrograma se possível ser avaliado todo dia, pois o numero de leucocitos pode mudar em 12 horas por exemplo (principalmente quando é para o mal)

-Leucocitose (numero de leucócitos esta aumentado em relação aos parâmetros de referencia para aquela espécie). – Leucopenia (numero de leucócitos diminuído...), mas geralmente isso não nos diz muita coisa, tem que saber qual a linhagem de celulas que esta aumentando ou diminuindo.

  • Neutrófilos

-Ele tem vários pool (populações). Temos os pools na medula óssea e os pools periféricos.

-Pools na medula óssea: -> pool mitótico (aqui temos as células: stimcélulas “tronco”, mieloglasto, promielocito e mielocito) ->pool maturação (metamielócito e bastonete)  ->pool estoque (neutrófilos maduros que ficam ma medula aguardando a quimiotaxia para fazer sua função em algum lugar)

-Pools periféricos: ->pool marginal (é o que fica na periferia do vaso sanguíneo, fica no endotélio, com velocidade quase 0. O numero de neutrófilos presente no pool margina é 3x maior que no pool circulante NO GATO, e tem a possibilidade de mobilização de célula muito rápida, por isso o numero pode mudar de manha para a tarde ) -> pool circulante (é o fluxo do meio do vaso sanguineo). Quando agente colhe sangue só conseguimos medir o pool circulante.

-Função do neutrófilo serve para defesa contra principalmente bactérias, depois fungos, depois protozoários e por ultimo vírus. Alem disso ele é muito importante no desenvolvimento dos processos inflamatórios, seja ele infeccioso ou não, ele é a célula inicial a ser mobilizada nos processos infecciosos ou não. Por isso qualquer seja o processo inflamatório o numero de neutrófilos aumenta (neutrófila).

-Ex: temos um trauma (mas isso pode ser pensado para qualquer situação inflamação infecciosa) depois de um trauma, se tem a colonização de um monte de bactérias e os macrófagos iram liberar fatores de quimiotaxia e irão chamar os neutrófilos, que tem nos leus grânulos lisosinas e peroxidase (mieloperoxidase) que ira lisar a água oxigenada formando o2 livre (radicais livres). No momento em que o neutrofilo fagocita uma bact vai formar os fagolisossomos que a liberacao da mieloperoxidase e as lisosinas se juntam ali para fazer a quebra total da bacteria, e esse neutrófilo irá morrer. Houve um trauma, os neutrófilos do pool marginal vieram fagocitar as bactérias e morreram, e quem é chamado são os macrófagos e fagocitou os neutrófilos mortos e estimulou a produção de fibroblasto e fez a cicatrização do trauma (aqui não precisou aumentar o numero de neutrófilos). Mas se a cicatrização não ocorreu, pois as bact continuam se multiplicando, assim irá chamar mais neutrófilos, e elas vão ser chamadas de pools marginais e pool de estoque de outros locais, assim ira aumentar o numero de neutrófilos circulantes. Se o hemograma aumentou o numero de neutrófilos, e depois diminuiu e o animal esta tendo uma melhora isso é um prognostico bom, pois c=se conseguiu fazer a cicatrização, mas se o numero de neutrófilos aumentou e não baixou mais isso é um prognostico ruim, pois não esta acontecendo a cicatrização e as bactérias ainda estão presentes.

- CT -> mieloblasto -> pró-mieloglasto -> mielócito -> metamielo -> bastonetes -> neutrófilos maduros (segmentados). Se não esta tendo resolução do problema esta havendo uma aceleração da produção de neutrófilos na CT por causa da demanda tecidual, e esses neutrófilos eles não param mais em pool de estoque, e há uma liberação de células mais jovens na circulação (desvio a esquerda). Se por acaso isso não der conta de resolver o processo (ou o desvio a esquerda é tão e exacerbado que ele chega ate a liberação de blastos para a circulação que é chamado de reação leucemóide, mas não é leucemia, leucemia é quando se tem blastos na circulação, sem ter as fases intermediarias presentes na circulação) e se ainda não resolver o processo vai começar a perder as células de estoque de produção (mitose). -Na evolução de um processo inflamatório agudo grave muito: podemos ter uma leucopenia por neutropenia (isso o prognostico é bem pior)

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (9.4 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Leer 5 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com