ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

E NENHUM ESTRANGEIRO TRABALHARÁ


Enviado por   •  1 de Junio de 2012  •  1.116 Palabras (5 Páginas)  •  732 Visitas

Página 1 de 5

E Nenhum Estrangeiro Trabalhará...

Na antiguidade o sistema da economia era baseado em pensamentos de autossuficiência, onde os camponeses só faziam as coisas que eles precisavam para sua vida cotidiana, então o único objetivo da indústria era suprir as necessidades domesticas. Com esse jeito surgi-o pessoal (artesãos) que se especializavam em melhorar suas habilidades para trabalhar com diferentes materiais como ferro e madeira. Mas isso não tinha nada de comercio, só era uma atividade para satisfazer necessidades de casa.

A melhora de diferentes fatores econômicos deu á os artesãos a possibilidade de deixar o trabalho agrícola e viver de sua especialidade, o seja mudar do campo para a cidade. Ali eles poderiam abrir lojas sem precisar de muito dinheiro só precisavam de habilidades e de fregueses que comprassem seus produtos, se os artigos da loja eram muito bons à procura era maior e a produção aumentava isso fazia que os artesãos precisassem contratar mais pessoal. Os novos sujeitos podiam ser ajudantes ou jornalistas, eles tinham como tarefa aprender do oficio com o artesão. Dependendo da arte, o tempo que demorava o aprendiz para saber como se fazia alguma tarefa era diferente podia ser pouco ou muito. Uma de as principais motivações dos aprendizes era abrir sua própria loja e passar á ser mestre; isso mostrava a indústria de idade meia com a evidencia com um mestre como empregador e um empregado trabalhando juntos pro uma meta comum.

A novo modelo de organização industrial da época mostra as mudanças de produção de bens para necessidades de casa á produção para o comercio num mercado externo, onde os artesãos eram donos e tinham todas as ferramentas para a criação dos bens, como por exemplo, as matérias primas, a diferencia de hoje que os trabalhadores só vendem sua forca de trabalho.

A partir do exemplo dos comerciantes os artesãos formarem corporações onde se juntavam as pessoas de um mesmo setor, essas organizações eram conhecidas como corporações artesanais. Hoje em dia fazer uma associação do capital e trabalho pode ser considerado como uma utopia, já que a diferencia entre o homem que paga e o que recebe o pagamento é muita. Mas as corporações da idade meia eram diferentes todos os membros da organização trabalhavam em procura de um só objetivo e a diferencia entre o patrão e o empregado não era abismal á causa também que o artesão e o aprendiz moravam juntos então tinham os mesmos costumes. Era quase uma obrigação passar de aprendiz a mestre. no começo dentro das organizações havia classes mas sempre predomino a igualdade.

Em base á os estatutos do setor do couro branco podem conhecer um pouco acerca das corporações artesanais. As regras buscavam manter a organização como um conjunto onde todos se-apojavam e procurava o bem estar por meio de gerenciar as corporações como uma espécie de irmandade que tentava resolver a dificuldades dos membros. Uma das coisas que faziam que as corporações fossem exitosas foi o fundamento do espirito de fraternidade e não de concorrência. Outra das importantes características era a união faze a forca para manter o controle do monopólio já que as corporações não toleravam qualquer interferência no monopólio.

As corporações lutavam para manter os segredos artesanais, e os estrangeiros não tinham jeito nenhum de entrar em seu mercado, como consequência disso a historia fala de muitas guerras por defender o mercado de uma cidade á outra. Á diferencia

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (7 Kb)  
Leer 4 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com