ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Documentação


Enviado por   •  24 de Agosto de 2013  •  371 Palabras (2 Páginas)  •  321 Visitas

Página 1 de 2

2.7.5 – Diário de Campo

O diário de campo é um instrumento de anotações, para uso individual do investigador em seu cotidiano, e é utilizado como forma de registrar as anotações, os comentários, as dúvidas, as dificuldades e as reflexões acerca da realidade da prática profissional. Ele deve ser usado diariamente a fim de que o profissional possa acompanhar de maneira contínua os acontecimentos diários.

Para Lewgoy e Arruda (2004, p. 123-124), o diário consiste em um instrumento capaz de possibilitar “o exercício acadêmico na busca da identidade profissional” à medida que, através de aproximações sucessivas e críticas, pode-se realizar uma “reflexão da ação profissional cotidiana, revendo seus limites e desafios”.

A documentação das atividades diárias poder transformar-se em sistema de informação dos serviços, revertendo-se em importante instrumento de avaliação e de planejamento.

2.8 - Estudo Social

É um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional, especialmente nos seus aspectos sócio-economicos e culturais. Tem sido utilizada nas mais diversas áreas da intervenção do Serviço Social.

O Estudo Social é um instrumento utilizado para conhecer e analisar detalhadamente a situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, com demandas específicas. (MIOTO,2001).

Ele consiste numa utilização articulada de vários outros instrumentos que nos permite a abordagem dos sujeitos envolvidos na situação, sendo eles a entrevistas, visitas domiciliares, pesquisa documental e bibliográfica, observações, documentos, ou seja, uma série de informações com as quais o profissional constrói ou elabora um saber a respeito da população usuária dos serviços sociais e institucionais.

Podendo ser definido como “o conhecimento científico das condições que concorrem cansativamente para o processo vivido pelo preso e pela família e que demonstra a particularidade de uma situação atual” (SILVA, 1995,p:30).

É importante destacar que é a visão do assistente social que irá conduzir esta descrição e os dados por ele interpretados/avaliados irão basear a conclusão e o parecer técnico. Durante o processo de elaboração do estudo social, o profissional irá investigar determinantes objetivos e subjetivos da situação, iniciando quando o assistente social entra em contato com a solicitação efetuada e com as informações, sobre a situação social que lhe são colocadas à disposição.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (2.6 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com