ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Eeeste


Enviado por   •  25 de Septiembre de 2015  •  Resúmenes  •  341 Palabras (2 Páginas)  •  141 Visitas

Página 1 de 2

“UM ENSINO SUPERIOR MAIS EXCLUSIVO”

Joan Dassin.

Florencia Páez.

RESUMO: O acesso à educação superior quebra o ciclo de pobreza intragerações. Novos dados demostram que a desigualdade diminuíram nos anos 2000. Apesar disso na America Latina ainda continua o problema.

O numero de vagas no ensino superior na America Latina abriu novas oportunidades educacionais para estudantes de baixa renda. O resultado é um padrão regressivo onde,a diferença entre o numero de matrículas das pessoas mais ricas e mais pobres da população aumentou. As famílias mais ricas colhem resultados maior por seus investimentos em educação, as famílias mais pobres ficam ainda mais para trás.

O porcentagem de pessoas indígenas que logram matricular-se  es menor que a cantidade de outros estudantes não indígenas. A cantidade de estudantes indígenas é inferior a os demais .

O crescimento no ensino superior da povoação de origem africano vá em aumento. Apesar de tudo isso, às oportunidades de acesso a o ensino superior é deficiente.

Outros fatores além de raça e etnia inibem o acesso ao ensino superior. No Peru, uma mulher têm pouca chances de aceder ao educação, menos do que um indígena da área rural.

Para os políticos expandir o acesso ao ensino superior na América Latina é em desafio muito grande; à ajuda financeira é uma boa opção mas além disso o dinheiro é inferior ao necessário. Surgiram “universidades indígenas e multiculturais” como uma resposta mais inovadoras.  

Este crescimento adquiriu importância para os indígenas e os descendentes de africanos, já que mas além de uma instituição, é uma maneira de incorporar y valorar seus conhecimentos, tradições e língua, promovendo a diversidade cultural y relações interculturais .

No Brasil, 50% das vagas são destinadas para descendentes de africanos e índios e estudantes de baixa renda. Isso provocou uma intensa discussão na sociedade: os críticos apontam que a classificação racial frequentemente torna impossível distinguir negros de brancos e tais políticas permitiram o acesso a estudantes não-qualificados às universidades públicas. Apesar disso brasileiros de descendência africana admitidos pelos sistemas de cotas se graduaram por universidades de primeira linha.

Palavras chave: diversidade cultural, oportunidades educacionais, interculturalidade.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (2.4 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com