ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

MÉTODO BELO HORIZONTE


Enviado por   •  5 de Abril de 2016  •  Biografías  •  303 Palabras (2 Páginas)  •  127 Visitas

Página 1 de 2

MÉTODO BELO HORIZONTE

José Paulo Netto apresenta a germinação da intenção de ruptura em três momentos diferentes no método Belo Horizonte. O primeiro foi o momento da emersão do plano, o segundo foi à consolidação acadêmica e o terceiro a categoria profissional. Entre 1972 e 1975, grupos de jovens profissionais da Escola do Serviço Social, da Universidade Católica Minas Gerais, formularam o método Belo Horizonte, como uma iniciativa que tentou abranger a uma ordem global, que intencionava romper com o tradicionalismo.

A intenção de ruptura criou um movimento de continuidade que tem eixos teórico-metodológicos que indicam um caminho para a profissão, passível de mudanças no processo. Com referência à tradição marxista, pelo viés da militância política (oposição; com características revolucionárias). A intenção ganhou saliência pelo lado político (partidário), mas não havia se desenvolvido a reflexão teórica de forma a legitimar estratégias. O marxismo ganhou visibilidade na área acadêmica, embora fora muito reduzida epistemologicamente e encaixada ao padrão de das exigências intelectuais, a profissão ganhou uma característica analítica de documentação e textual.

A acumulação teórica viabilizou a análise da atualidade profissional e criaram-se problemáticas entre intervenção, políticas de práticas e espaço, e da uma marca eclética as formulações, inclusive na formulação de Belo Horizonte. Ao contexto histórico, tornou-se inflexível o processo o processo de ruptura e houve somente mudanças, mas buscava um horizonte que vinha de mão contrária a autocracia burguesa. E no período de redemocratização o plano de ruptura conseguiu transcender o ambiente acadêmico ao profissional.

José Paulo Netto diz “Seu esforço, evidentemente, não foi capaz de superar a eficácia das políticas educacional e cultural da autocracia.” Esta é uma estratégia real e de êxito da classe dominante, que mantém a ordem, e até certo grau, o silêncio de uma população (também de alcance mundial) alienada de todo o processo. Todo esse movimento contribuiu a maturação intelectual.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com