ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

A eletricidade


Enviado por   •  8 de Junio de 2014  •  Trabajos  •  4.213 Palabras (17 Páginas)  •  330 Visitas

Página 1 de 17

APRESENTAÇÃO

A eletricidade que há menos de um século era uma força misteriosa e assustadora se converteu com o avanço científico, em mais um importante instrumento de desenvolvimento tecnológico.

Tornou-se indubitavelmente um fator importantíssimo na vida social e econômica do mundo. O uso que dela faz o homem, distingue(guir) o século atual de todas as épocas anteriores de sua existência na Terra.

O avanço da ciência, como da tecnologia está intimamente ligado ao uso da eletricidade nos mais variados ramos dos seus campos.

A indústria automobilística, por exemplo, usa nos seus veículos um grande número de componentes elétricos ou acessórios, os quais sofrem continuamente modificações e aperfeiçoamentos.

É, portanto de suma importância para o técnico mecânico e eletricista estar a par destas recentes transformações; estar sempre se atualizando e que conheça esses componentes, circuitos e seus princípios de funcionamento.

Com a eletrônica embarcada existentes nos veículos atuais, em componentes desde motor até acessórios mais supérfluos, o mecânico deixa de ser uma pessoa que deva ter conhecimentos apenas do ramo mecânico, passando a ter a necessidade de conhecimentos em eletro-eletrônica, com o intuito de poder compreender o funcionamento de sistemas modernos, bem como poder executar reparos.

1 – INTRODUÇÃO AO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA.

O motor de combustão interna é um conjunto de componentes que se combinam entre si, com a finalidade de transformar a energia calorífica da combustão da mistura de ar e combustível, em energia mecânica capaz de efetuar trabalho.

O combustível misturado com o ar inflama dentro da câmara de combustão que fica no cabeçote, movimentando os êmbolos dentro dos cilindros no bloco do motor. O movimento gerado nos êmbolos é o que proporcionará a força para acionar as rodas e movimentar o veículo. A combustão é o processo químico da ignição de uma mistura de ar e combustível.

Para aplicações automotivas, existem dois tipos básicos de motor de combustão interna: um opera pelo ciclo Otto e outro pelo ciclo Diesel. Umas das diferenças entre os dois ciclos é que no Otto o combustível é misturado com o ar antes de ser admitido pelo cilindro, já no ciclo Diesel a mistura é feita dentro do cilindro.

O trabalho gerado pelo motor é utilizado não só para mover o carro, como também para acionar diversos acessórios, como ar condicionado, sistema elétrico, direção hidráulica, além de sistemas vitais ao próprio funcionamento do motor, como o sistema de arrefecimento, lubrificação e alimentação.

2- HISTORICO DO MOTOR DIESEL.

São maquinas térmicas alternativas, de combustão interna, destinada ao suprimento de energia ou força motriz de acionamento. Esse nome se deve a seu inventor Rudolf Diesel, engenheiro francês nascido em Paris, que desenvolveu o primeiro motor na Alemanha, no período de 1893 a 1898. Oficialmente o primeiro teste de um motor diesel foi realizado em 17 de fevereiro de 1897, em Maschinenfrabick Augsburg.

2.1-Motor

É uma máquina destinada a converter energia hidráulica, pneumática, elétrica, térmica e outros em energia mecânica.

O motor se divide em 3 partes: cabeçote, bloco de cilindros e cárter de óleo. Suas funções são:

2.1.1-Cabeçotes – Funcionam, essencialmente, como "tampões" para os cilindros e acomodam os mecanismos das válvulas de admissão e escape, bicos injetores e canais de circulação do líquido de arrefecimento. Dependendo do tipo de construção do motor, os cabeçotes podem ser individuais (fig.3), quando existe um para cada cilindro, ou múltiplos

(fig. 2 ), quando um mesmo cabeçote cobre mais de um cilindro. Alojar, coletores, bico injetores, válvulas, sensores, fechar e vedar os cilindros, em alguns motores, alojar comando de válvulas e velas de aquecimento, turbina ou turbo-compressor.

2.1.2-Bloco de Cilindros

Onde se alojam os conjuntos de cilindros, compostos pelos pistões com anéis de segmento, camisas, bielas, árvores de manivelas e de comando de válvulas, com seus mancais e buchas. Na grande maioria dos motores, construído em ferro fundido e usinado para receber a montagem dos componentes. Grandes motores navais tem bloco construído em chapas de aço soldadas e alguns motores de pequeno porte tem bloco de liga de alumínio. Dependendo da construção podem ser denominados bloco em V.

2.1.3-Cárter de Óleo – É o reservatório ( fig. 9) do óleo lubrificante utilizado pelo sistema de lubrificação. É construído em ferro fundido, liga de alumínio ou chapa de aço estampada. Em alguns motores o cárter é do tipo estrutural, formando com o bloco uma estrutura rígida que funciona como chassis da máquina, como se vê em alguns tratores agrícolas.

2.2- Peças do Motor

As peças que formam o motor podem ser fixas e móveis.

2.2.1-– Peças Fixas

As peças fixas são: cabeçote, bloco de cilindros, cárter de óleo, bomba injetora, bicos injetores, bomba de combustível, bomba manual, bomba de óleo lubrificante, bomba d’agua, coletor de admissão, coletor de escape e etc.

2.2.1.1 – Funções das peças fixas

a) Coletor de admissão – coletar e admitir o ar.

b) Coletor de escape (descarga) – coletar e direcionar os gases queimados.

c) Turbo-compressor – assoprar ar no intercooler e coletor de admissão.

2.2.2 – Peças Móveis

As peças móveis do motor são: válvulas de admissão, válvulas de escape, árvore de comando de válvulas, pistões, bielas, árvore de manivelas (eixo-virabrequim), polias, êmbolo, correias, volante motor.

2.2.1 – Funções das peças móveis

a) Comando de válvulas: abrir as válvulas. Obs: as molas voltam a fechá-las.

b) Válvulas: Permitir a entrada ou a saída dos gases.

c) Êmbolos: É o componente responsável para transmitir e ampliar a energia (pressão) resultante da expansão dos gases queimados ao eixo do motor

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (27.2 Kb)  
Leer 16 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com