ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Relatorio de Resistividad


Enviado por   •  5 de Noviembre de 2017  •  Informes  •  990 Palabras (4 Páginas)  •  183 Visitas

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA - UNILA[pic 1]

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

Anderson M. A Junior

Evens Bien Aime

Hugo A.G de Oliveira

Kazuhiro Kimura

RESISTIVIDADE

Orientadora: Phamilla Gracielli Sousa Rodrigues

Foz do Iguaçu

16 Outubro2017

RESUMO

 

Prática: “Resistividade”. O objetivo de esta pratica foi a determinação experimental da resistividade de várias amostras metálicas a traves de medições previas das magnitudes de tensão e corrente elétricas, para o seu posterior análise matemático. Isto, em conjunto, foi realizado no laboratório. Obteve-se um resultado convincente, de acordo a os objetivos da prática. Palavras chaves: resistividade, tensão elétrica, corrente elétrica.

 

 

ABSTRACT

 

Practice: “Resistivity”. The objective of this practice was the experimental determination of the resistivity of some given metal samples through previous measurements of the electric tension and electric current, for his later mathematical analysis. This, together, was executed in the laboratory. A convincing result was obtained, according to the objectives of the practice. Keywords: resistivity, electric tension, electric current.

 

1. INTRODUÇÃO

George Simon Ohm, demonstra como estão intrinsecamente ligadas três grandezas elétricas principais.  Com primeira lei nos apresenta uma grandeza física, a resistência elétrica. a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte modo:

 V = R.i

Onde:

 V é diferença de potencial ou tensão elétrica, cuja unidade é o Volt (V),  i é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere (A) e R é a resistência elétrica, cuja unidade é o Ohm (Ω). A segunda lei de Ohm nos dirá de que fatores influenciam a resistência elétrica. Resistência elétrica é uma propriedade que define o quanto um material opõe-se a passagem de corrente elétrica, está definida dessa forma:

R = ρ L/A

 Onde: ρ = resistividade do fio. L = largura do condutor. A = área da secção transversal.

 A resistividade (ρ) é uma propriedade especifica de cada substancia.  A resistividade de um material é Independente da intensidade, direção e sentido do campo elétrico. Pode ser definida como sendo o inverso da condutividade eléctrica (σ) do material

 

Métodos de medição: O método de medição consiste num circuito instalado onde é possível determinar a tensão e corrente mediante dois multímetros, para logo obter a resistência e resistividade dos materiais utilizados.

OBJETIVOS

gerais: Aprender como a corrente elétrica se comporta para cada material.

Específicos: Aprender a utilização dos aparelhos, calcular a resistência e a resistividade dos materiais, identificar através da resistividade que tipo de material é utilizado no experimento.

Materiais utilizados:

Fonte de alimentação (DC-constanter Geregeltes Netzgerat 0...12V) PHYWE Multímetros (ET-2082C)

Fios metálicos

Aparato experimental de medição de resistividade

Cabos condutores

Micrómetro.

 Imagem dos dispositivos[pic 2]

 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Determinação da resistência de um fio com comprimentos diferentes

Uma vez instalado o circuito conectou-se dois multímetros, um foi utilizado como amperímetro conectado em série para a medição da corrente e o outro multímetro foi utilizado como voltímetro conectado em paralelo á bancada para a medição da tensão. Lembrando que os multímetros devem estar na maior escala. Pode-se observar o circuito na figura 3. Instala-se o fio de cor amarela de menor diâmetro sobre a bancada fixando a corrente em um ampere ao comprimento máximo de 24 cm tendo assim a primeira medição da tensão. Este processo é repetido com distintos comprimentos tendo assim variações nas tensões. Com os dados obtidos calculam-se as resistências.

Determinação de resistência para fios do mesmo material com diâmetros diferentes Começa-se medindo os diâmetros dos fios de mesma cor (material) utilizando-se o micrometro observe a figura 4. Logo é instalado o fio na bancada fixando o comprimento em 24 cm e a corrente a um ampere para todos. Com os dados obtidos do processo anterior para cada fio e com variação de diâmetro pode-se obter a resistência e a resistividade.

Determinação da resistividade para diferentes fios

Para a determinação da resistividade para diferentes fios primeiramente foi medido o diâmetro dos fios M1, M2, M4 e M5 logo se instalam os fios para a bancada sendo fixado o comprimento em 24 cm e a corrente a um ampere respectivamente. Destaca-se que na (“3.2 Determinação de resistência para fios do mesmo material com diâmetros diferentes”) o fio M3 já foi medido e calculado.  Com os dados obtidos do processo anterior para cada fio e com variação de diâmetro pode-se calcular a resistência e resistividade para cada material. Desta maneira tendo a resistividade para cada um pode ser estimado que tipo de material tenha sido utilizado no experimento fazendo a comparação com a tabela de resistividade dos materiais

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (8 Kb)   pdf (662 Kb)   docx (228 Kb)  
Leer 3 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com