ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Foco Literario


Enviado por   •  9 de Agosto de 2014  •  1.823 Palabras (8 Páginas)  •  188 Visitas

Página 1 de 8

Primeiras impressões:

O autor começa o livro apresentando a conservatória geral, que é o lugar onde trabalha o personagem principal, Sr. José.

O personagem tem a função de escriturário, o cargo mais baixo dentro da hierarquia da conservatória. Aos leitores passa a impressão de que o Sr. José é um homem só, dono de uma vida muito simples e sem sobressaltos.

Para o leitor predomina a voz do narrador, mas, muitas vezes aparecem vozes do próprio personagem dialogando com sua consciência. Como leitor nos faz supor que o Sr. José possa padecer TOC (transtorno obsessivo compulsivo), já que apresenta hábitos de extrema ordem e uma rutina inalterável.

Eixo central:

Todos os nomes é a história de um modesto funcionário de baixo escalão da Conservatória Geral do Registo Civil, o Sr. José, cujo passatempo é colecionar recortes de jornal sobre pessoas famosas. Um dia sua curiosidade acabará se concentrando num recorte que por acaso, “o destino” põe diante dele: a mulher focalizada ali não é célebre, mas o escriturário desejará conhecê-la a todo custo. Abandonando seus hábitos de homem pacato e correto, ele estará disposto a cometer pequenos delitos para alcançar o que deseja: pequenas mentiras que darão à vida uma intensidade desconhecida.

Leitura critica

• Fatos, ação e enredo:

Mas em meio a todos os nomes, a singularidade de Sr. José começa a se fazer pela busca da mulher desconhecida. É este o seu fio de Ariadne. Essa é a sua saga. Além de José, Ariadne é o único nome que aparece. E tão mítico quanto o outro. Ariadne é quem dá a Teseu o fio que garante ele encontrar a saída do labirinto, após destruir o Minotauro. Ariadne é quem ajuda Teseu a ser herói. E é o amor é que vai dar o sentido da vida de Sr José, são fatos humanos comuns, que lhe torna célebre como homem. Saramago consegue nos envolver naquilo que todos tememos: a confusão da vida com a morte, a memória confundida com conservação de tradições e instituições mortíferas, a vida sem seu sentido mítico – heróico, sem amor nem sonho.

Feito novelo que se desenrola, mas não desata ele irá nos prender até o fim. Haverá surpresas nessa busca, lembrando que a vida é feita delas. Caberá ao leitor descobri-las.

Personagens

-Sr. José: escrevente da Conservatória do Registro Civil, solteiro, de 50 anos, mora na sua casa que fica anexa ao registro, coleciona recortes e fotografias de gente famosa, até que se vê obcecado por azar com uma mulher desconhecida e começa a procura-la.

Ele mantém conversas com o teto de sua casa com a mesma naturalidade que teria com amigos em uma mesa de bar (se os tivesse).

-O conservador: chefe do Registro Civil trabalha pouco, no escritório do fundo, é severo e autoritário. Ao final do livro ordena misturar os registros dos vivos e dos mortos, e descobre a obsessão do Sr. José.

-A mulher desconhecida: Divorciada, de 36 anos, professora de matemática. Sr. José fica obcecado com ela, ela era infeliz e suicida-se tomando em excesso comprimidos para dormir.

-A mulher do segundo andar: mora na casa onde donde nasceu a mulher desconhecida, e vizinha da mulher do rés-do-chão direito, tem um marido muito ciumento e um bebê.

-A mulher do rés-do-chão direito: madrinha da mulher desconhecida, que se havia distanciado por ter sido amante de seu pai, é viúva e tem problemas de saúde, ao final do relato é provável que ela tenha morrido.

-O farmacêutico: trabalha na farmácia do antigo bairro da mulher desconhecida, desconfiado, delata ao Sr. José com a mulher do subchefe.

-O suchefe: funcionário do Registro Civil, com um cargo mais baixo que o do conservador. É ele quem leva medicinas ao convalescente Sr. José, e quem ocupa a antiga casa da mulher desconhecida.

-O enfermeiro: trata ao Sr. José de sua gripe, e descobre que seus joelhos estão machucados, mas não fala nada com o chefe.

-O médico: atende ao Sr. José em sua convalescência.

-O pastor de ovelhas: leva todos os dias pela madrugada a suas ovelhas ao Cemitério Geral, para que possam pastar. Confessa ao Sr. José que ele troca a identificação dos defuntos para confundir.

-Mãe da mulher desconhecida: mulher de sessenta e poucos anos, atenta e prestativa, se vê muito afetada pelo suicídio de sua filha, e empresta ao Sr. José as chaves para que visite a casa de sua defunta filha.

-Pai da mulher desconhecida: homem velho havia sido na sua juventude amante da mulher do rés-do-chão direito. É serio e desconfiado.

Resumo:

Todos os Nomes é uma narrativa que conta a fantástica aventura particular de um homem entediado. José é um homem de meia (apesar da idade não ser citada, suas atitudes dão a entender que ele tem por volta de 40-50 anos) que dedicou toda sua vida ao trabalho na Conservatória Geral do Registro Civil. O prédio da Conservatória tem uma estrutura particular: a construção principal fica ao centro e, ao seu redor, existem as casas onde há tempos moravam os trabalhadores. Cada casa possuía uma porta que se abria diretamente para o pátio da Conservatória, para que os trabalhadores pudessem se levantar e ir diretamente para o serviço. Com os anos, as casas foram desmanchadas, e somente o Sr. José permaneceu ali. Sem família e sem quem mais lhe acolhesse, foi permitido a ele que habitasse a residência da Conservatória, desde que não usasse mais a chave que dava acesso

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (11 Kb)  
Leer 7 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com