ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

ORGANIZAÇÃO


Enviado por   •  12 de Noviembre de 2013  •  1.476 Palabras (6 Páginas)  •  296 Visitas

Página 1 de 6

CAPÍTULO 6

1) Defina o conceito de organização. Qual é a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma?

Organização é um sistema desenhado para atingir satisfatoriamente determinados objetivos ou metas. Podendo estar formados por outros subsistemas relacionados que cumprem funções específicas. Onde um grupo formado por pessoas, com uma série de tarefas e uma administração, que interagem em uma estrutura sistêmica com a meta de cumprir certos objetivos propostos.

A importância de uma estrutura organizacional implica em ajudar os empresários, executivos e empreendedores a conceituar, visualizar e construir um sistema hierárquico para ser implementado em sua organização. Por exemplo, blocos de construção de uma estrutura organizacional incluem cadeia de comando, extensão de controle, departamentalização, distribuição de autoridade e nível de organização. Minimizando ou controlando as influências das variações individuais sobre a organização e as consequencias indesejáveis da divisão de trabalho.

Um Organograma mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como eles se relacionam. Representando a forma de dividir o trabalho e os critérios de departamentalização usados pela organização.

2) Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?

• A departamentalização funcional - a empresa tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior, assegura economia de escala, alocar recursos humanos em unidades organizacionais de acordo com suas habilidades e aptidões.

Desvantagem é que uma grande concentração de recursos e especialização do trabalho afeta a visão de conjunto na organização, podendo gerar uma comunicação deficiente e uma insegurança quando ocorre um crescimento notável na organização. Além das funções podem mudar de forma refletir nos objetivos finais da organização;

• A departamentalização geográfica ou territorial – A vantagem é que cada unidade ou região pode ter um gestor e este se reporta ao nível hierárquico geral (matriz da empresa), isto permite usar os diferenciais das diferentes regiões como vantagens competitivas em relação aos concorrentes, dado que o gestor regional conhece a área com maior peculiaridade permitindo um tempo que ação mais rápida para eventuais problemas, localiza as instalações mais próximas da matéria-prima, mercado de consumidores, avalia o desempenho de cada área geográfica.

A desvantagem é que este tipo de departamentalização pode dificultar a coordenação de pessoal devido às diferentes áreas de atuação e portanto interferindo em uma comunicação entre os gestores mais rápida, pode gerar ineficiencia devido a redundância de funções em cada departamento geogáfico;

• A departamentalização por cliente - consiste em separá-los por grupos semelhantes de tarefas e portanto mantendo o foco ideal para cada tipo de cliente. É vantajoso no que tange ao reconhecimento e atendimento aos grupos, contando com administradores e funcionarios que conhecem bem as expectativas e demandas do cliente, atendendo de forma personalizada, avalia o desempenho por tipo de cliente, podendo haver uma vantagem mercadológica frente a estes.

A desvantagem é que pode enfrentar problemas de uma coordenação geral, pois os diferentes gestores exigirão diferentes recompensas, de acordo com os respetivos grupos. Também pode gerar redundância de funções e maior ineficiência;

• A departamentalização por processo - ocorre na divisão das atividades segundo o processo produtivo, como na administração pública.

A Vantagem é que gera uma especialização maior dos recursos alocados, qualidade e comunicação das informações técnicas maior,possibilita agrupamento de diferentes habilidades diferentes demandas em cada processo também.

A desvantagem é que compromete a flexibilidade de alguns ajustes necessários nos processos, deixando-os engessados gerando dificuldades e transtornos para a organização e clientes;

• A departamentalização por produto - ocorre geralmente na indústria de bens de consumo.

A vantagem gera uma facilidade maior para a criação de novos produtos, inovação, melhoria continua do produto, processos de produção, faciliata aproximação com a necessidade do cliente, além de facilitar a coordenação dos resultados individuais dos produtos e serviços da empresa.

A desvantagem é que dificulta a coordenação geral dos resultados, além de gerar uma disparidade de poder entre funcionários de mesma hierarquia;

• A departamentalização por projetos, que consiste na atribuição das atividades frente aos projetos existentes nas organizações.

A vantagem como cada projeto é de grande conhecimento de seu gestor, esta prática permite um melhor cumprimento das metas e prazos, uma vez que a adaptação dos gestores aos seus projetos é maior em relação ao todo.

A desvantagem é que têm-se o emprego errado de recursos, ou apenas ociosos, e a tomada de decisão partindo apenas um ponto de vista (gestores individuais).

3) Qual é a diferença entre autoridade e poder? Quais são os tipos de poder que você conhece? Quais são suas manifestações na estrutura organizacional?

Autoridade é a posição hierárquica(cargo) que as estruturas organizacionais formalizam, para que possam exercer o poder sobre as outras pessoas de menor nivel hierárquico;

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (10.7 Kb)  
Leer 5 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com