ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Diretrizes Para Elaboração Do Referencial Teórico E Organização De Textos Científicos


Enviado por   •  24 de Febrero de 2013  •  370 Palabras (2 Páginas)  •  1.477 Visitas

Página 1 de 2

Diretrizes para elaboração do Referencial Teórico e

Organização de Textos Científicos

Adaptado por José Luis Duarte Ribeiro a partir de texto original

elaborado por Flavio Fogliatto e Giovani da Silveira

O referencial teórico é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. Antes de avançar, é necessário conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Assim, o estudo da literatura, contribui em muitos sentidos: definição dos objetivos do trabalho, construções teóricas, planejamento da pesquisa, comparações e validação.

Para a elaboração do referencial teórico, são sugeridos nove passos:

(1) Defina o assunto da sua pesquisa.

(2) Reúna a bibliografia. Comece com pelo menos 20 referências para ter uma visão panorâmica sobre o assunto.

(3) Dê uma olhada inicial nas referências e identifique a estrutura hierárquica do assunto de pesquisa. A estrutura hierárquica vai do assunto mais geral ao mais específico.

(4) Leia a bibliografia reunida com atenção e liste as idéias principais.

(5) Identifique as idéias principais a serem aproveitadas em seu trabalho. Não se esqueça de indicar as fontes de cada idéia.

(6) Rotule todas as idéias para facilitar sua referência futura.

(7) Organize as idéias em seções (normalmente entre 3 a 4 seções deverão aparecer) e subseções (em geral, 3 ou 4 subseções para cada seção).

(8) Escreva o referencial teórico seguindo a sequência hierárquica de apresentação dos assuntos. Dê preferência a idéias abordadas por diversos autores.

(9) Conclua o referencial teórico identificando as principais idéias discutidas no seu texto e apontando para as questões de pesquisa em aberto na literatura.

1. Escolha da Área de Pesquisa e Assunto

A área de pesquisa corresponde ao seu campo de investigação. Normalmente a área de pesquisa é mais específica do que a sua área de estudo. Exemplos de áreas de pesquisa são “estratégia de operações”, “controle de qualidade” e “aprendizagem organizacional”.

Os benefícios da especialização em uma área de pesquisa são: (i) estar a par com os desenvolvimentos mais recentes naquele campo, (ii) fazer um trabalho de pesquisa mais relevante e focalizado, e (iii) balancear integração e continuidade ao longo de diversos projetos.

Cada projeto de pesquisa deveria explorar um assunto dentro da área de pesquisa, por exemplo: “formulação da estratégia de operações

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (2.6 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com