ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Teoria da imagem de Benjamin.


Enviado por   •  11 de Diciembre de 2015  •  Ensayos  •  498 Palabras (2 Páginas)  •  142 Visitas

Página 1 de 2

Questão

Benjamin refere que as técnicas da reprodução tornam tudo actual. Discuta a teoria da imagem de Benjamin a partir desta tese.

Procure integrar a reflexão sobre os vídeos vistos em aula na sua resposta.

Resposta

Para Benjamin existe uma diferença entre olho nu e olho técnico. Isto é, o olho nu é quando olhamos para uma imagem e não entendemos determinadas partes, criando um mistério em torno dela, já a olho técnico refere-se aos meios de produção técnica, que geralmente não deixa escapar detalhes que criam nas pessoas o mistério. Para Benjamin, as reproduções técnicas tiram conceitos tradicionais como a criação, a eternidade, mistério e único. Unicidade porque deixa de existir um original, e tudo passa a ser cópias de cópias. A reprodução leva a algo múltiplo.

Anteriormente a imagem estava ligada à Arte e à Estética. Obtinham um valor religioso e de culto. As imagens eram mais para representar a religião, isto é, para que se pudesse ter uma imagem daquilo a que as pessoas tinham a sua fé. O culto das imagens religiosas leva à sua contemplação, à concentração sobre elas. As imagens eram feitas por alguém como uma dádiva divina, servindo para uma comunicação com o divino. Isso levava à aura da imagem/obra de arte, a forma de manifestar a sua eternidade, algo superior ao quotidiano. Trata-se de uma existência única no lugar onde se encontra, propriedades que nos mostra o tempo, a eternidade.

A reprodução liberta o objecto da tradição, criando uma oportunidade de agir. Os sentidos das imagens já não estão fechados, as imagens são mais políticas (consumidas). Podemos ver as imagens como e quando quisermos. Como no filme de Marker, que se trata da cópia e da técnica. Actualmente, nas imagens, está a oportunidade de inventar e criar outras. As imagens são uma forma de mediação, têm uma estrutura mediática, devido aos seus códigos linguísticos e à nova forma do real. No filme de Marker, isso é evidente. As cópias fundem a arte mais recente com a arte mais antiga, dando um novo uso às imagens. Existe um dispositivo com tempo pré-definido e uma lógica da câmara e do espaço. Trata-se de uma sala virtual, em que faz o mesmo movimento para vermos as imagens. No entanto, as imagens passadas não nos deixam reflectir sobre elas. Na reprodução técnica existe condições concretas materiais, o materialismo, que acaba com o valor de culto.

        A reprodução técnica permite mostrar espaços imagináveis, mas que não existem na realidade, quebrando as leis naturais da física. Isso leva-nos a uma geração de atenção distraída. A atenção distraída, é uma atenção em que a pessoa não analisa concretamente aquilo que vê, ou ouve. Os sentidos passam a excluir determinadas imagens, devido ao conteúdo enorme de imagens a que estão sujeitos. A televisão é um caso, em que por milésimos de segundos passam várias imagens. Isso leva-nos a agir de determinada maneira, sem vontade própria, devido ao despertar do inconsciente óptico.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (3.1 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (83.8 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com