ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Etanol Do Sorgo Sacarino


Enviado por   •  8 de Abril de 2014  •  486 Palabras (2 Páginas)  •  137 Visitas

Página 1 de 2

O sorgo sacarino é uma gramínea com características muito parecidas com a cana de açúcar, porém com a vantagem de atingir sua plena maturação com aproximadamente 120 dias contra 240 dias da cana. A maturação do sorgo, curva de maturação, só permanece no pico máximo de grau de sacarose, em torno 04 dias. Com isto, como o sorgo tem em suas propriedades um teor de fibra muito frágeis, facilitando a extração do caldo, é totalmente viável a extração do suco enquanto permanece com alto teor de sacarose para ser transformado em concentrado que envolve todo seu brix, para uma posterior transformação em etanol ou outro produto qualquer.

Este processo deverá ser efetuado nos dias em que o sorgo estiver em pleno grau de maturação onde deve efetuar a colheita tomando o cuidado de não ultrapassar 48 horas até iniciará o processo de extração. Após esta colheita, o sorgo deverá ser transportado até a unidade de produção, onde será pesado, retirado do transporte, e armazenado em uma mesa alimentadora a qual despejará o sorgo em uma esteira que depois passa para a picagem, desfibragem e entra em um processo de difusor onde leva um choque de água a 80 graus, efetuando assim uma quebra de moléculas e neste mesmo processo, o brix contido em suas fibras é retirado no processo de difusão. Logo em seguida passa por um processo de moagem completando assim 98% de extração de todo o brix contido em suas fibras. Logo após, todo o suco retirado desta gramínea, entra em um processo de cozimento para evaporação de água até que este suco vire um concentrado entre 65 e 80 brix, esta concentração poderá ser armazenada em tanques, depósitos, em materiais ferrosos ou não ferrosos, do qual podem ficar armazenado por períodos indeterminados, visto que um líquido com concentração entre 65 e 80 brix não sofre nenhum ataque por leveduras, bactérias que poderá mudar suas características ou entrar em fermentação indesejável.

Este concentrado, chamado de mel ou melado, possui em suas características químicas percentuais de sacarose, glicose, frutose e outras que poderão ser utilizadas em um processo químico industrial para produção de etanol. Este processo iniciasse com retirada do melado dos depósitos e estandartizado com água limpa para que o brix de entre 70 e 80 seja baixado para 15 brix. Neste caso, esta solução líquida composta com melado e água a 15 Brix possa ser submetida a um processo de fermentação alcoólica, através de levedura Saccharomyces cerevisiae, onde esta levedura transformará brix em etanol. Que, aproximadamente 16 horas depois, todo este líquido será submetido a um aparelho de destilação contínua, aquecido por vapor de caldeira, gerado através da combustão do próprio bagaço (fibra) resultante da moagem, onde será separado o etanol do vinhoto. Este líquido separado do etanol através da destilação é chamando de vinhoto. Com suas propriedades

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (3 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com