ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

IMPORTÂNCIA DA Antropologia


Enviado por   •  19 de Abril de 2015  •  Tesis  •  530 Palabras (3 Páginas)  •  137 Visitas

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA

A Importância da Antropologia

O termo “Antropologia” procede das raízes gregas “antropos” (homem) e “logos” (tratado). Isso configura então a denominação desta maravilhosa ciência sob os seguintes termos: Tratado sobre o homem.

Sem dúvida alguma, não existe nada mais apaixonante que o estudo que façamos da espécie humana em todas suas manifestações.

Não podemos esquecer que, queiramos ou não, o homem foi e é o eterno protagonista da história. Daí que não possamos omitir seus sucessos, sua evolução, suas conquistas em todos os campos do saber humano, suas incursões no desenvolvimento do pensamento social, suas aventuras derivadas em descobrimentos assombrosos, etc., etc., etc.

Inquestionavelmente, isso faz com que esta ciência tenha uma visão eminentemente antropocêntrica nos terrenos do humanismo e do cientificismo de todos os tempos.

Todos sabemos que a Antropologia foi ramificada com o propósito de ser mais eficiente em suas diversas investigações. Por isso temos, principalmente, a Antropologia biológica ou física, a Antropologia social ou cultural, a Arqueologia e a Antropologia linguística.

A Antropologia biológica ou física encarrega-se do estudo dos diversos achados arqueológicos que levam ao esclarecimento do devir histórico da espécie humana desde seus primeiros aparecimentos como homem das cavernas até seu posterior desenvolvimento psicobiológico que o fez ser chamado Homo Sapiens Sapiens.

A Antropologia social ou cultural (Etnologia) adentra-se no estudo dos diversos estratos sociais da nossa sociedade, tratando de iluminar o longo labirinto das concepções ideológicas, das crenças, do folclore, do comportamento e das estruturas das relações sociais próprias dos inumeráveis grupos humanos repartidos ao longo das diversas latitudes do nosso mundo.

A Arqueologia é uma das ciências antropológicas com maior difusão entre o público não especializado. Trata-se do estudo científico dos vestígios do passado humano. Os arqueólogos indagam em depósitos de materiais que são chamados sítios arqueológicos com o fim de interpretar os achados e situá-los na cultura e na época correspondente.

A Antropologia linguística estuda as linguagens humanas. Dado que a linguagem é uma ampla parte constitutiva da cultura, os antropólogos linguistas interessam-se pelo desenvolvimento das línguas. Assim mesmo ocupam-se nas diferenças das linguagens vivas, como se vinculam ou diferem, e em certos processos que explicam a difusão da informação.

Cada um desses grandes ramos tem muitíssimas divisões que seria entediante detalhar. Mas, dentre os diversos tipos de Antropologia existentes,

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (3.7 Kb)  
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com