ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Filoshopia Brazilian State


Enviado por   •  30 de Marzo de 2013  •  329 Palabras (2 Páginas)  •  344 Visitas

Página 1 de 2

O documentário retrata a realidade das desigualdades, que afetam não só a razão social, mas que atinge muito mais que isso e trás resultados negativos no âmbito educacional. Mostra-nos as dificuldades e os empecilhos pra haver uma educação de qualidade mesmo existindo força de vontade dos educadores e dos alunos. Nessas condições físicas da escola apresentada no documentário, os alunos ficam expostos a um modo de educação precária, na qual não se tem condições nenhuma de exercer as necessidades básicas, onde a merenda não é de boa qualidade e onde eles não têm nenhuma assistência.

Um grave problema, perceptível em qualquer classe social, de acordo com o documentário, é o fato de que os pais dos alunos também não os estimulam, também não acreditam em seus filhos. Às vezes nem vêem seus filhos diariamente. Isso prejudica radicalmente o trabalho do professor. Para o aluno, ter reconhecido seu esforço por parte dos pais é fundamental. Se os pais não acreditarem em seus filhos, ninguém mais acreditará. É claro que existem pais dedicados, o que também não garante um bom desempenho escolar do filho, mas já é meio caminho. O que um pai não pode esperar da escola é que seu filho sairá formado com excelentes notas e um bom intelecto sem que ele apóie seu filho e a escola, o trabalho que ela desenvolve.

Segundo Rousseau, a desigualdade tende a se acumular. Os que vêm de família modesta têm, em média, menos probabilidade de obter um nível alto de instrução. Os que possuem baixo nível de escolaridade têm menos probabilidade de chegar a um status social elevado, de exercer profissão de prestígio e ser bem remunerado. É verdade que as desigualdades sociais são em grande parte geradas pelo jogo do mercado e do capital, assim como é também verdade que o sistema político intervém de diversas maneiras, às vezes mais, às vezes menos, para regular, regulamentar e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais e simbólicas.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (2 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com