ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Fundamentos da America Latina


Enviado por   •  26 de Abril de 2017  •  Tareas  •  492 Palabras (2 Páginas)  •  306 Visitas

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DA AMÉRICA LATINA- BIOLOGÍA

Armas, Germes e Aço- Jared Diamond

Atividade Capítulo 3: Enfrentamento em Cajamarca

Helena Terezinha Pimentel Vieira                 

  1. Em sua análise, Diamond menciona o contexto diferente dos espanhóis e dos Incas. Destacar 3 exemplos.

-Escrita: ”A Espanha dispunha desse conhecimento e o império inca não. A informação podia ter um alcance maior, de modo mais preciso e detalhado, através da escrita do que acontecia nos relatos orais. ”

-Organização política: Ambos os povos tinham uma organização política centralizada, porém isso foi uma desvantagem para os Incas, já que tudo dependia da liderança de Ataualpa, fazendo com que após sua morte o império se desintegrasse. Já os espanhóis foram favorecidos, pois obtinham apoio financeiro e moral do rei da Espanha, e assim faziam várias conquistas em seu nome.

-Poder bélico: Enquanto os espanhóis detinham espadas de ferro, arcabuzes, armaduras resistentes e cavalos, os Incas lutavam com “toscos tacapes” e armaduras de tecidos acolchoados que não forneciam proteção alguma na situação.

  1. “O livro de Hernan Cortez era best seller na Europa”. Como a afirmação pode ser associada ao processo de conquista da América?  

Esse livro não só inspirou mais conquistadores a partirem em busca de terras para a Espanha, como também funcionou como uma espécie de “manual de instruções” para os mesmos, ensinando passo a passo como dominar os povos considerados “primitivos”. Isso porque nesse livro continham informações como: cultura, organização política, poder bélico, que obviamente não eram exatamente os mesmos em todos os povos da América, porém muito semelhantes.

  1. Como menos de 200 espanhóis dizimaram um gigantesco exército Inca com mais de 5mil homens?

Tudo se resume a “estratégia”. Segundo Diamond, o que garantiu a vitória aos espanhóis foram as ferramentas que eles dispunham, “Armas, Germes e Aço” como diz o título do livro. A utilização dos cavalos, espadas, arcabuzes e armaduras aliados com a estratégia de guerra, e com as doenças que se alastravam pela América (trazidas pelos europeus) fizeram com que os Incas não tivessem chance contra Pizarro e seus homens. Já que estes também causaram muito terror e pânico por causa do ataque com todos esses armamentos desconhecidos pelos nativos. Ao capturar Ataualpa, Pizarro passou a ter o Império Inca em suas mãos.

  1. Por que Ataualpa foi tão “ingênuo” e “imprudente” com a chegada e presença dos espanhóis em seu território?

De acordo com Diamond a cultura de Ataualpa e seu povo não os permitiu desconfiar das tramas de Pizarro. Eles não tinham o conhecimento da escrita para espalhar ou obter informações com rapidez, e por isso não sabiam como os espanhóis agiam e do que eram capazes. Ataualpa não imaginava que a cultura dos europeus era tão diferente da sua, que eles não estavam interessados em dialogar naquele momento. Além disso, ele não contava com toda a tecnologia que os poucos espanhóis (comparando com seu exército) traziam consigo, subestimando a capacidade militar dos mesmos.       

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (3.1 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com