ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Ação Integralista Brasileira


Enviado por   •  4 de Junio de 2018  •  Trabajos  •  2.726 Palabras (11 Páginas)  •  151 Visitas

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

HISTÓRIA

JOÃO LUCAS MORAES RIBEIRO

AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA (A.I.B) E SUA INFLUÊNCIA NO PERÍODO DE 1945 Á 1964

SOROCABA

2018

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

HISTÓRIA

JOÂO LUCAS MORAES RIBEIRO

AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA (A.I.B) E SUA INFLUÊNCIA NO PERÍODO DE 1945 Á 1964

Trabalho solicitado pelo professor Wilson Sandano da matéria de prática de pesquisa: projeto, do curso de história da Universidade de Sorocaba.

SOROCABA

2018


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        1

2        TEMA        2

2.1        OBJETIVO        2

2.2        JUSTIFICATIVA        3

3        REVISÃO DE LITERATURA        6

4        PROBLEMA 1        6

5        HIPÒTESE 1        6

6        METODOLOGIA        7

7        CONOGRAMA        8

8        REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

O integralismo foi um partido e movimento político surgido no Brasil na década de 1930, influenciado pelos ideais e práticas fascistas que se desenvolveram na Europa após o fim da primeira Guerra Mundial. O movimento de extrema-direita foi fundado com o nome de Ação Integralista Brasileira (AIB), em 1932, quando o jornalista Plínio Salgado lançou o Manifesto de Outubro. Até os dias atuais é invocada a liderança de Plínio Salgado nas tendências integralistas que existem, como a Frente Integralista Brasileira (FIB) e o Movimento Integralista e Linearista Brasileiro (MIL-B).

A Ação Integralista Brasileira (A.I.B) teve sua fundação em outubro de 1932, porem antes Plinio Salgado líder do movimento, no mês de fevereiro junta outros grupos nacionalistas e funda a Sociedade de Estudos Políticos (SEP), reunindo diversos intelectuais com o mesmo pensamento nacionalista, e perante a esse sucesso alguns meses depois é fundada a A.I.B. E no dia 07 de outubro do mesmo ano é lançado o Manifesto Integralista, uma nova forma nasce ali, um resumo ideário de uma nova organização que combate ao liberalismo, e rejeita o socialismo.

O A.I.B tem toda uma estrutura hierarquizada, dando ao próprio Plinio Salgado como chefe Nacional, a liderança. Criou-se uma serie de exterioridades, dotando o Movimento de uma Mística profunda e de uma unidade inquebrantável: com sua Sigma que é um símbolo matemático que indica o projeto de um Estado Único e integral, e também a soma dos números infinitamente pequenos e também o nome da Estrela Polar do Hemisfério Sul, uma referência de usa origem, tem o lema Deus (que dirige o destinos dos povos), Pátria (nosso lar) e Família (Início e fim de todos), ainda nessas características de um perfeito integralista eles têm sua saudação anauê; Palavra de origem Tupi que em sua tradução significa “Você é meu parente” que tinham dois modos de tons para o saúdo quando coletivos com voz clara e decidida e individualmente de forma natural, e seu líder (Salgado) era saudado com três anauê. Sua bandeira tinha as cores azul e branco simbolizando o azul a atitude integralista: evocando distancias, indica que o movimento não tem limites políticos, o brando sugere pureza e sentimentos e sendo a mistura de todas as cores e sua insigne dentro simboliza o objetivo da união integral do pais. Suas vestes também tinham as regras, sendo o verde inglês em camisas, preto em suas gravatas, e mais verde em seus gorros de duas pontas, e as calças pretas ou brancas porem o integralista rural podia usar o caqui, as mulheres usavam a mesma camisa e saia preta ou branca.

Tinham o seu hino, que foi escrita por Salgado, e o gesto que era considerado uma expressão do ideal integralista, era feito com o braço direito estendido, era erguido bruscamente pela frente até a posição vertical. O Integralismo tinha como objetivo a formação de um homem comprometido com Deus e a Pátria e com a Família, Até as cerimonias religiosas, como casamento, enterro e batizados tinham suas normas como, por exemplo, em casamentos apenas as noivas dispensavam o uniforme.

O primeiro ato público do A.I.B foi uma marcha ocorrida em São Paulo em 1933, certa de 40 mil integrantes marchavam nas ruas para o lançamento de Miguel Reale como candidato á Assembleia Constituinte de 1934.

Nas eleições de 1936 foram eleitos pela ação cerca de 500 vereados, 20 prefeitos e quatro deputados estaduais, ao total 250 mil votos. Nada comparável aos números do fascismo e do nazismo na Europa, mas relevante no contexto político brasileiro. 

Neste projeto tento estudar além da estrutura do movimento, busco entender como mesmo depois do fim da guerra o líder Plínio Salgado se candidatou a presidência e obteve certa de 700 mil votos.

Para poder entender melhor esse movimento usarei como fonte o informativo Ação, uma espécie de revista disponibilizada pelo site do próprio movimento que ainda tem membros ativos, e ainda está aberto para novos filiados, é importante entender esse movimento com base os próprios integralistas, além desses informativos usos livros relacionados a pesquisa sobre esse partido fascista e de como ele sobreviveu depois da Segunda Guerra Mundial.

  1. TEMA

Ação Integralista Brasileira (A.I.B) e sua influência no período de 1945 a 1964.

  1. OBJETIVO

Mostrar como um movimento “filhote” do nazismo claramente com ideias fascistas conseguiu mais de 100.000 eleitores mesmo depois da Segunda Guerra Mundial, ou seja, depois da queda de Hitler.

 

  1.  JUSTIFICATIVA

O Integralismo dos anos 1930 parecia completamente sepultado com o fim da segunda guerra mundial (1945), a derrota dos nazistas que refletia uma ideologia em sua “versão” brasileira, porém havia uma grande esperança de avanço a democracia e das suas liberdades então nesse contexto sob a liderança de Plinio Salgado que os integralistas ainda fiéis ao movimento esconderam seu passado fascista e começaram a se apresentar como defensores da democracia, obviamente uma encenação.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (17.7 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Leer 10 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com