ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Destino Turistico


Enviado por   •  1 de Julio de 2014  •  361 Palabras (2 Páginas)  •  185 Visitas

Página 1 de 2

Destino Turístico

Podemos considerar o estudo do local de destino do fluxo turístico como um dos aspectos mais significativos do turismo, pois é ali que se encontram os elementos que motivarão o potencial turista para que se desloque e assim provoque diversos efeitos, principalmente econômicos e sociais, que atingirão toda a economia, e que tornarão o turismo um importante indutor do desenvolvimento em todos os níveis: local, regional, nacional e global.

Destinação Turística

Uma destinação turística pode ser considerada uma localidade, uma região ou um pais que recebe visitantes que para lá se dirigem para passar um período relativamente curto. As cidades compreendidas de modo amplo, como um centro de articulação do conjunto de atividades (políticas, econômicas, sociais etc.) de um município são o principal destino dos turistas, que sempre têm como referencia um espaço físico-territorial para sua permanência durante um pequeno espaço de tempo. De modo geral, o turista se instala numa localidade urbanizada e a partir dela movimenta-se na região visitando os atrativos existentes.

Daí se constituírem as cidades como os principais destinos turísticos, e em decorrência torna-se cada vez mais importante preservar essa marca referencial (o nome da cidade), cuja simples menção já indica o tipo de atrativo que contêm.

As localidades como destinos turísticos constituem-se na realidade em conglomerado de produtos turísticos, formando assim um produto turístico global. Uma localidade pode apresentar vários recursos turísticos que serão comercializados no seu conjunto, como: os recursos naturais, a infra-estrutura, os serviços oferecidos, a cultura de seus habitantes, o ambiente calmo e acolhedor, a paisagem etc.

De certa forma, um destino turístico pode ser tratado da mesma forma que uma empresa, que possui clientes (os turistas) que apresentam um conjunto de necessidades e desejos que esperam ser atendidos no local que visitam.

No entanto, as localidades, diferentemente das empresas, aglutinam uma diversidade enorme de interesses e capacidades, que precisam ser canalizados para determinado objetivo. Nesse aspecto desenvolver o turismo numa localidade é muito mais complexo do que se fosse uma empresa, pois a necessidade de maior negociação entre diversos agentes que residem no local e outros que ali não residem, mas que também tem interesse no município de destino (residentes, investidores, ONGs, proprietários de segundas residências etc.).

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (2.5 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com