Reação Do Acido Cinamico Seguida De Bromação
ikkou25 de Junio de 2013
1.158 Palabras (5 Páginas)1.745 Visitas
As reações estudadas neste experimento consistem em uma bromação seguida por uma descarboxilação utilizando o produto do experimento anterior, ácido cinâmico.
Analisando o produto da bromação à dupla ligação do ácido cinâmico é possível estipular um mecanismo para a reação de acordo com as propriedades físicas do produto, sua concentração e suas propriedades óticas. Isso se deve ao fato de serem formados isômeros e, que são estudados através de uma área da química denominada estereoquímica.
As reações a olefina podem ocorrer de quatro maneiras diferentes:
1. Íon bromônio
2. Reação concertada (forma produto somente cis)
3. Intermediário carbocátion
4. Via radical
Através do ponto de fusão da substância, determinamos que a reação ocorre pelo mecanismo 1.
Em seguida foram feitas dois tipos de descarboxilação: uma em 2-butanona e em água.
(explicar pq água mais rápido)
Procedimento experimental
Em um erlenmeyer foi adicionado (7,50 +/- 0,01)g do ácido cinâmico no menor volume possível de clorofórmio (foi utilizado cerca de 40 mL de clorofórmio) e agitado em leve aquecimento. O sal do ácido foi completamente dissolvido durante o processo tornando a solução incolor. Foi adicionado um valor de bromo 10 mol/L equivalente a quantidade de ácido cinâmico para a reação, o qual foi 5,5 mL.
Neste ponto, como a reação se processa rapidamente e foi adicionado vagarosamente o bromo, foi possível observar a variação da cor conforme a reação ocorria e as ligações iam sofrendo a adição. Devido a cor característica vermelha do bromo, ao ser adicionado a solução, esta tornou-se vermelha e, conforme o tempo ia se passando, esta se tornou laranja e depois creme, indicando que o bromo foi se consumindo e ocorrendo a formação do produto.
A reação se processou dentro de 15 minutos somente sob agitação e temperatura ambiente e a misutra foi resfriada sob banho de gelo e sal, que consegue atinigir uma temperatura menor que 0 oC devido ao efeito crioscópico de adicionar íons a uma solução ( Na+Cl- em H2O(s)).
O produto precipitou e foi filtrado, sendo lavado com clorofórmio gelado. O produto foi secado e seu ponto de fusão medido, onde o grupo obteve o valor de 205 oC.
O produto foi pesado, onde obtivemos o valor de (13,0478 +/- 0,0001)g e seu rendimento calculado.
O grupo realizou a descarboxilação em água, onde 2,0g do produto obtido na reação anterior foi deixado em refluxo em 30 mL de solução aquosa 10% de carbonato de sódio. A mistura obtida foi resfriada e o produto foi extraído em éter etílico em 2 lavagens de 30 mL. O produto foi secado e foi filtrado e o éter evaporado.
O produto foi pesado, onde obtivemos o valor de (0,2642 – 0,0001)g e seu rendimento calculado.
Questões
1. O que se observa?
Foi possível observar a variação da cor conforme conforme ocorria a reação e as ligações iam sofrendo a adição do bromo. Devido a cor característica vermelha do bromo, ao ser adicionado a solução, esta tornou-se vermelha e, conforme o tempo ia se passando, esta se tornou laranja e depois creme, indicando que o bromo foi se consumindo e ocorrendo a formação do produto.
2. Por quê?
Ao adicionar sal ao gelo, aumentamos o número de partículas iônicas alterando a propriedade física do gelo. Ocorre o efeito crioscópico, onde consegue-se atingir temperaturas menores do que se tivéssemos somente gelo. Assim, atingimos temperaturas abaixo de 0 oC, resfriando mais rápido o produto da reação e conseguimos causar a sua precipitação mais rapidamente.
3. Anote o rendimento e o ponto de fusão do produto obtido.
Foi usado (7,52 +/- 7,50)g de ácido cinâmico e foi obtido (13,0478 +/- 0,0001)g do ácido α,β-dibromo-hidroxicinâmico. De acordo com a reação, o rendimento foi de:
148,17 g ------------------------------------ 307,9693g
7,52g ------------------------------------- X
X= 15,63g
η= (13,0478g/15,63g) x100 = 83,48%
O ponto de fusão obtido foi de 205 oC sendo o valor teórico de 200 oC.
4. Analise
...