ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

CLASES PRÁCTICAS PORTUGUÉS


Enviado por   •  26 de Octubre de 2017  •  Apuntes  •  13.122 Palabras (53 Páginas)  •  147 Visitas

Página 1 de 53

LICENCIATURA EN TURISMO

UNLP - FCE

AÑO 2014

PORTUGUÉS II

CLASES PRÁCTICAS

Titular: Prof. Ana Lía Torre Obeid

Adjunta: Prof. Claudia D’Onofrio

Ayudante diplomada: Prof. Teresa Marino

Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona!

[pic 1]

Idioma oficial em oito países, o português é falado atualmente pelo 3,7% da população mundial.

A língua portuguesa representa, em termos económicos 4% do valor mundial, importância expressa também pelo aumento do interesse na língua, por exemplo, na internet.

Você sabia que a Língua Portuguesa é a língua mais falada no hemisfério sul?

[pic 2]

COMUNIDADE DOS PAÍSES DA LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP)

[pic 3]


[pic 4]

REVISÃO:

Exercício: preencha as lacunas com artigos, contrações, pronomes, verbos, etc.

O valor económico da língua portuguesa pode ser potenciado

(09-12-2011)

O Valor Económico da Língua Portuguesa” ..........  (SER)  o tema de uma conferência organizada pelo Observatório da Língua Portuguesa e que ........ (TER)  como conferencistas o professor universitário José Paulo Esperança e o ex-secretário de Estado das Comunidades Luís Sousa de Macedo.[pic 5]

 “Uma língua é tanto mais valiosa quanto .............  (mas/mais) parceiros de utilização tiver, porque quanto mais pessoas a conhecerem, maior será esse valor”, ............... (LEMBRAR)  o professor José Paulo Esperança, na abertura da conferência, realizada em 29 de Novembro de 2011, ........... Fundação Cidade de Lisboa.


Falada atualmente por mais de 240 milhões de pessoas em ...
...... (tudo/todo) o mundo -3,7 por cento da população mundial- a língua portuguesa ................... (REPRESENTAR), em termos económicos 4

por cento do valor mundial,................... (SUBLINHAR) o professor José Paulo Esperança.

“A proximidade linguística é um fator importante” ............ relações económicas de Portugal, já que “países com uma língua comum ................. (TER) maior facilidade em fazer negócios”. 
Apesar de apenas 6 por cento ..........  exportações nacionais se destinarem a países de expressão portuguesa, o saldo comercial é favorável, já que Portugal importa  ......................(pronome demost.) mesmos países, apenas 3 por cento do total do volume de importações, referiu José Paulo Esperança.
Revelou
ainda que a sua procura como língua estrangeira está a crescer exponencialmente em países de língua espanhola “como ......  Argentina e ......  Uruguai” onde, ........................ (ACRESCENTAR) “já é um idioma ................ (mais/mas)  procurado do que o inglês”.
Mesmo assim, o investigador defende que é importante a definição de estratégias para a sua dinamização:  “A língua promove relações e o seu valor para ............  empresas e para ............ países pode ser potenciado, já que o estudo revelou que as indústrias e os serviços em que ela é um elemento chave, representam 17 por cento do Produto Interno Bruto ........   Portugal”.

Numa crise “... é crucial apostar .............   países onde ..........  longo de séculos criamos uma ligação de proximidade, com destaque para o Brasil e Angola”, defendeu o ex-secretário de Estado das Comunidades e atual administrador da Fundação PT.

Este estudo, focado ........... realidade portuguesa, avaliou o impacto ........... proximidade linguística em quatro dimensões:

  • comércio externo,
  • investimento direto estrangeiro .......Portugal,
  • fluxos de turismo e
  • fluxos migratórios.

Encomendado ............. Instituto Camões (IC) em Setembro de 2007, e desenvolvido por ...............  (artigo indefinido) ......equipe de investigadores do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e ........ Empresa (ISCTE), o estudo confirmou o elevado peso .......... proximidade linguística ......... relações ........ Portugal com o exterior. “O papel .........  língua é um facilitador significativo ........... dimensões de intercâmbio analisadas”, lê-se .......... conclusões ........... estudo que apontam ............. área ......... migrações e a ........ Investimento Direto .......... Portugal ............ Estrangeiro (IDPE) como aquelas onde ............... momento, a língua portuguesa tem ......... (mas/mais) peso.
..................  (pron.demost)  área, revelou que  ........ Brasil e Angola representaram “19 por cento ....... total  ............... saída de investimento direto a partir .......... Portugal, ........... período de 1996-2007”.      ........ mesmo período,
embora menos significativa, “também à entrada se verifica um peso superior ........ “natural” .......... investimento direto oriundo principalmente ...........  Brasil e  .............   Angola, representando 13% ........... total”, refere o documento. 
Idioma oficial em oito países, o português é uma .......... seis línguas mais faladas ........... mundo.

 

Fonte: http://observatorio-lp.sapo.pt/pt/noticias/economico-da-lingua-portuguesa

REVISÃO: Exercício: preencha as lacunas com o verbo que corresponder e escreva os números grifados por extenso.


       Turismo nos países lusófonos

Turismo no Brasil

Jericoacoara ................ (SER, pres.) hoje um dos destinos mais valorizados no turismo brasileiro.

O Turismo no Brasil se caracteriza por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama mais que variada de opções. Nos últimos anos, o governo tem feito muitos esforços em políticas públicas para desenvolver o turismo brasileiro, com programas como o Vai Brasil procurando baratear o deslocamento interno, desenvolvendo infra-estrutura turística e capacitando mão de obra para o setor, além de aumentar consideravelmente a divulgação do país no exterior.    ..................... (SER, pres.) notáveis as procuras pela Amazônia na região Norte, o litoral na região Nordeste, o Pantanal e o Planalto Central no Centro-Oeste, além do interesse pela arquitetura brasiliense, o turismo histórico em Minas Gerais, o litoral do Rio de Janeiro e os negócios em São Paulo  ................................ (DIVIDIR, pres.) o interesse no Sudeste, e os pampas, o clima frio e a arquitetura germânica no Sul do país.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (90.2 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (2.5 Mb)  
Leer 52 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com