ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Psicomotricidade do idoso

Pamela LopesReseña14 de Agosto de 2015

694 Palabras (3 Páginas)130 Visitas

Página 1 de 3

RESENHA

O termo motricidade é utilizado para designar o conjunto de interações de diversas funções motoras que são consideradas de suma importância para o desenvolvimento global do ser humano. É por meio da exploração motriz que o individuo passa a ter consciência de si mesmo e do mundo em sua volta, permitindo que, através de suas habilidades motrizes, ele consiga conquistar independência no seu dia a dia e na sua adaptação social. A partir do controle motor o sujeito passa a vivenciar novas experiências por meio do contato com o ambiente externo que o cerca, permitindo que ele construa noções básicas para a manutenção e enriquecimento social, físico, emocional, intelectual e espiritual. O fato de o idoso passar boa parte de sua vida trabalhando faz com que sua conduta seja representada pela sua atividade motora.

A motricidade humana é composta por diferentes elementos básicos, como por exemplo, a motricidade fina, que pode ser considerada a atividade mais frequente e comum ao homem, e que faz o uso da coordenação visuomanual para executar tarefas como: desenhar, pintar e escrever e recortar. Os indivíduos que não possuem visão, fazem o uso apenas de um dinamismo manual conjunto, transferindo suas percepções visuais para outros meios de obter informações, como por exemplo utilizando seu tato. No caso do idoso, o êxito nessas diferentes atividades varia de acordo com seu nível de aprendizado e evolução de seu padrão motor.

Outro elemento básico é a motricidade global, que engloba a capacidade do idoso, seus deslocamentos, seus gestos e ritmos, que muitas vezes dizem mais sobre ele do que sua própria fala. O movimento motor global, mesmo sendo considerado mais simples, desempenha um importante papel na melhora de comandos nervosos e no afinamento das percepções e sensações, pois é dinâmico e se caracteriza por ser um movimento sinestésico, tátil, labiríntico, visual, espacial e temporal. O mais importante no trabalho realizado para estimular a motricidade global é a qualidade com a qual o idoso executa os movimentos, ou seja, sua precisão e maestria. Pois, o aperfeiçoamento progressivo do ato motor, implica no funcionamento global dos mecanismos reguladores do equilíbrio e da atitude.

O equilíbrio é um elemento considerado como sendo a base primordial de toda ação diferenciada dos segmentos corporais, visto que, o esforço e energia desperdiçados na execução de um movimento defeituoso acabam gerando fadiga corporal, mental e espiritual, levando o individuo a ter elevados níveis de estresse, angustia, insegurança e ansiedade. A capacidade do individuo conseguir manter uma postura, posições e atitudes, indicam, de acordo com o ponto de vista biológico, a existência de equilíbrio.

Já o esquema corporal representa uma forma de equilíbrio que, como eixo principal da personalidade, se organiza de acordo com um contexto de relações mútuas do organismo e do meio. Logo, a construção do esquema corporal, ou seja, a organização das sensações referentes ao seu próprio corpo em relação aos dados do mundo exterior tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, já que a organização é o ponto de partida de suas diversas possibilidades de ação. Sendo assim, o esquema corporal é a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo em associação com os dados do mundo exterior.

A organização espacial refere-se a habilidade do individuo de avaliar, com precisão, a relação física entre o corpo e o ambiente, e para efetuar as modificações necessárias ao longo do curso dos seus deslocamentos. Deste modo, a organização espacial depende do corpo e da natureza e características do meio exterior, sendo que, a percepção que cada individuo tem do espaço que o cerca e das relações entre os elementos que o compõem se modifica ao longo de sua idade e experiência.

E por último, a organização temporal, que tem como seus principais componentes: a ordem, que é a sucessão entre os acontecimentos que se produzem, e a duração que o ritmo reúne, que se refere a variação do intervalo que separa o principio e o fim de um acontecimento. Ela se caracteriza pela vivência e dimensão lógica e convencional, e pela retenção de informações vinculadas à memória e a codificação dessas informações contidas nos acontecimentos. Vale lembrar que, os aspectos relacionados a percepção do tempo evoluem e amadurecem ao longo dos anos.

...

Descargar como (para miembros actualizados) txt (4 Kb) pdf (61 Kb) docx (11 Kb)
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com