ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Psicomotricidade do idoso


Enviado por   •  14 de Agosto de 2015  •  Reseñas  •  694 Palabras (3 Páginas)  •  81 Visitas

Página 1 de 3

RESENHA

O termo motricidade é utilizado para designar o conjunto de interações de diversas funções motoras que são consideradas de suma importância para o desenvolvimento global do ser humano. É por meio da exploração motriz que o individuo passa a ter consciência de si mesmo e do mundo em sua volta, permitindo que, através de suas habilidades motrizes, ele consiga conquistar independência no seu dia a dia e na sua adaptação social. A partir do controle motor o sujeito passa a vivenciar novas experiências por meio do contato com o ambiente externo que o cerca, permitindo que ele construa noções básicas para a manutenção e enriquecimento social, físico, emocional, intelectual e espiritual. O fato de o idoso passar boa parte de sua vida trabalhando faz com que sua conduta seja representada pela sua atividade motora.

A motricidade humana é composta por diferentes elementos básicos, como por exemplo, a motricidade fina, que pode ser considerada a atividade mais frequente e comum ao homem, e que faz o uso da coordenação visuomanual para executar tarefas como: desenhar, pintar e escrever e recortar. Os indivíduos que não possuem visão, fazem o uso apenas de um dinamismo manual conjunto, transferindo suas percepções visuais para outros meios de obter informações, como por exemplo utilizando seu tato. No caso do idoso, o êxito nessas diferentes atividades varia de acordo com seu nível de aprendizado e evolução de seu padrão motor.

Outro elemento básico é a motricidade global, que engloba a capacidade do idoso, seus deslocamentos, seus gestos e ritmos, que muitas vezes dizem mais sobre ele do que sua própria fala. O movimento motor global, mesmo sendo considerado mais simples, desempenha um importante papel na melhora de comandos nervosos e no afinamento das percepções e sensações, pois é dinâmico e se caracteriza por ser um movimento sinestésico, tátil, labiríntico, visual, espacial e temporal. O mais importante no trabalho realizado para estimular a motricidade global é a qualidade com a qual o idoso executa os movimentos, ou seja, sua precisão e maestria. Pois, o aperfeiçoamento progressivo do ato motor, implica no funcionamento global dos mecanismos reguladores do equilíbrio e da atitude.

O equilíbrio é um elemento considerado como sendo a base primordial de toda ação diferenciada dos segmentos corporais, visto que, o esforço e energia desperdiçados na execução de um movimento defeituoso acabam gerando fadiga corporal, mental e espiritual, levando o individuo a ter elevados níveis de estresse, angustia, insegurança e ansiedade. A capacidade do individuo conseguir manter uma postura, posições e atitudes, indicam, de acordo com o ponto de vista biológico, a existência de equilíbrio.

Já o esquema corporal representa uma forma de equilíbrio que, como eixo principal da personalidade, se organiza de acordo com um contexto de relações mútuas do organismo e do meio. Logo, a construção do esquema corporal, ou seja, a organização das sensações referentes ao seu próprio corpo em relação aos dados do mundo exterior tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, já que a organização é o ponto de partida de suas diversas possibilidades de ação. Sendo assim, o esquema corporal é a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo em associação com os dados do mundo exterior.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com