ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Historia Básica Do Vinho


Enviado por   •  17 de Octubre de 2014  •  311 Palabras (2 Páginas)  •  256 Visitas

Página 1 de 2

Não se sabe com certeza a origem da videira e do vinho porém se estima que e tão antiga quanto o homem. Em diversos descobrimentos arqueológicos levados a cabo na Ásia menor descobriram sacos e frascos contendo alguma das sementes ou pedaços de uva, estimando-se em uma idade de aproximadamente seis mil anos antes de Cristo, pelo que pressuponha que o homem primitivo já conhecia seus benefícios.

Na tumba dos faraós que reinaram em Menfins e Tebas cinco mil anos antes do advento do Cristianismo encontraram-se artísticas alegorias pictórica e escultóricas aludindo à la vid e ao vinho. De facto está documentado a imposição de uma importante sanção a um homem por mesclar vinho de uva com vinho de arroz no ano de 2285 a.C.

Os que deram impulso definitivo ao vinho foram os Fenícios, não somente por faze-lo viajar como também o utilizaram como moeda corrente até converte-lo em uma bebida universal.

Na bíblia são mais de 600 as vezes em que se cita o vinho, tanto no antigo como no novo testamento. O Genesis nos diz da origem divina da videira, ao citar o vinhedo do senhor no Paraiso Terrenal. No antigo testamento em uma de suas passagens Noé o cita, que havia plantado la vid, bebeu do suco de seus frutos e se embriagou, após ser encontrado nu em sua tenda. “E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. – Gênesis 9-19-21”

Com o advento do Cristianismo os monges começam a expandir por todo o mundo o cultivo da videira, protegendo suas plantações pela necessidade dos seus vinho, na Eucaristia também cultivam la vid os Ortodoxos e os Hebreus. Durante a Europa Medieval começam a expansão da videira e do vinho viajando através do Mediterrâneo e o Atlântico até França, Alemanha, Itália e Espanha. Nesta época também substitui-se os frascos e as cerâmicas por toneis de madeira.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (1.8 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com