ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Lopes Portillo


Enviado por   •  3 de Abril de 2013  •  671 Palabras (3 Páginas)  •  242 Visitas

Página 1 de 3

José López Portillo y Pacheco (Cidade do México, 16 de junho de 1920 — Cidade do México, 17 de fevereiro de 2004) foi um político mexicano e presidente de seu país entre 1976 e 1982.

Nasceu no seio de uma família de destacados intelectuais. Seu avô, José López Portillo y Rojas, distinguiu-se como intelectual no século XIX, foi membro da Academia Mexicana e ministro de dois dos governos conservadores durante a Guerra da Reforma. Seu pai, José López Portillo y Weber, destacou-se no campo das letras e casou com Rosário Pacheco.

Enquanto jovem, cursou a licenciatura em Direito na Universidad Nacional de México (actual UNAM). Contraiu primeiras núpcias com Cármen Romano, com quem teve três filhos. Entrou para o serviço público pela mão do Partido Revolucionário Institucional (PRI), organização que dominou por completo a vida política mexicana no século XX. Em 1961 cria o doutoramento em ciências administrativas no Instituto Politécnico Nacional, na Escuela Superior de Comércio y Administración, e após uma rápida ascensão na hierarquia do governo federal foi nomeado ministro das finanças, cargo que desempenhou entre 1973 e 1975. Nessa altura, os presidentes oriundos do PRI escolhiam pessoalmente os seus sucessores e José López Portillo foi o escolhido por Luis Echeverría. Durante os meses que se seguiram a esta escolha, López Portillo efectuou uma campanha presidencial sem ter pela frente qualquer adversário: o único partido registado da oposição, o Partido de Acção Nacional (PAN), não apresentou qualquer candidato devido a intensas divisões internas.

López Portillo tomou posse em 1 de Dezembro de 1976 numa altura em que o ambiente político mexicano era de tensão. A situação política do país era difícil dado que poucos dias antes o presidente Echeverría havia procedido a uma das maiores desvalorizações monetárias a que o país alguma vez assitira. Ainda assim, o novo presidente contava com vários factores em seu favor. A nível pessoal, López Portillo era muito mais carismático que o seu antecessor e rapidamente conquistou a simpatia popular. Por outro lado, a crise internacional do petróleo, em conjunção com a descoberta de novas reservas petrolíferas no Golfo do México, catapultariam o México para um dos lugares cimeiros no que tocava à exportação de crude neste período, atraindo assim enormes quantidades de divisas ao país num intervalo de tempo relativamente curto.

Os seus principais êxitos deram-se na área das relações exteriores. Organizou a Cimeira Internacional Norte-Sul na cidade de Cancún(1981) como forma de promover o diálogo entre os países ricos e os países do chamado terceiro mundo; procurou conseguir soluções para os vários conflitos armados que então ocorriam em vários países da América Central; retomou as relações diplomáticas com a Espanha (cortadas desde os tempos do franquismo) e recebeu

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (4.3 Kb)  
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com