ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Causas dos joanetes


Enviado por   •  18 de Mayo de 2014  •  Trabajos  •  1.356 Palabras (6 Páginas)  •  178 Visitas

Página 1 de 6

Joanetes

O hálux valgos, conhecido popularmente como joanetes, consiste no desvio medial (na direção do centro do eixo corporal) da cabeça do primeiro metatarsiano e a aproximação do dedo gordo do pé (primeiro pododáctilo) para o resto dos dedos, que pode ocasionar inclusive a sobreposição dos dois primeiros dedos.

Esta afecção produz-se na primeira articulação metatarso-falángica ou medial, que corresponde à união do primeiro metatarso, o osso que faz parte do superior, com o primeiro osso do dedo gordo do pé. Esta articulação difere das demais em que é fornecida com dois ossos pequenos, em forma de ervilha, chamados sesamóides.

O ante pé é a parte do organismo que suporta maior resistência mecânica. Não só suporta a força mecânica de peso, mas também a dinâmica do movimento, quando impulsiona a pessoa para frente e recebe o impacto de cada apoio. Ambas as forças de atrito como as de compressão são absorvidos pela planta do pé e transmitidos para o esqueleto. Por isso, na parte dianteira do pé existem substâncias gordurosas que se encarregam de dispersar a pressão e proteger os vasos e nervos desta área.

Causas dos joanetes

Joanetes são mais comuns entre as mulheres e, em alguns casos são hereditários. Existem três tipos diferentes de hálux valgo: congênita, adquirida, e patológica, entendendo este último como a deformidade metatarso-falángica associada a doenças como a artrite, reumatoide, ou gota. A adquirida é o mais comum.

• Hálux valgo congênito: Os raros casos desta doença são anomalias congênitas da articulação interfalângica do primeiro dedo.

• Hálux valgo adquirida: Em seu aparecimento intervêm fatores gerais, extrínsecos e intrínsecos.

Fatores Gerais

• Herança: a anomalia parece ser transmitida de uma geração para outra, de fato, existe uma entidade conhecida como hálux valgos familiar congênito.

• Idade: Joanetes podem ocorrer em idades precoces sem causar desconforto, em jovens de 14 a 16 anos (hálux valgo juvenil). No caso dos adultos, joanetes são sintomáticos a partir de 40 anos de idade (hálux valgo adulto).

• Sexo: O hálux valgo é uma doença do ante pé predominantemente feminina. Est predomínio feminino está relacionado com o uso de sapatos pontiagudos, apertados e de saltos alto.

Os fatores extrínsecos

Muitos especialistas consideram o mau ajuste dos sapatos como a principal causa de joanetes, mas a realidade é que as pessoas que nunca usaram sapatos têm essa deformidade, e pessoas que usam não desenvolveram hálux valgo. Por tanto, admite-se que existe um defeito estrutural básico do pé que predispõem ao desenvolvimento da doença, e que alguns sapatos inapropriados acentuam a situação e aceleram o desenvolvimento dos joanetes.

Os fatores intrínsecos

Para que a doença se desenvolva deve existir um transtorno estrutural básico.

Pé plano: Posição avançada do dedo grande do pé e seu metatarso. Um primeiro dedo excessivamente longo é a causa mais comum de joanetes. A maioria dos joanetes é relacionada aos pés do tipo egípcio, e são muito raros em pés de tipo gregos. O primeiro dedo longo dentro de um sapato fica comprimido, desviando-se, criando um ciclo vicioso que leva à iniciação e desenvolvimento posterior de hálux valgo.

Metatarso varo primus: este termo refere-se à separação e rotação interna do metatarso, considerada como a causa fundamental do hálux valgo .

Desequilíbrio muscular: é uma origem clara em casos de hálux valgo em paralíticos, mas no hálux valgo comum o desequilíbrio muscular é considerado uma consequência e não a causa da doença. Uma vez estabelecidos, os músculos tensos e tendões deslocados podem agravar a má posição do primeiro dedo.

Os sintomas de joanetes

O paciente que apresenta um joanete geralmente consulta por dor, dificuldade para calçar-se, ou problemas estéticos. O hálux valgo juvenil geralmente não é doloroso, mas oferece desvantagens para adaptar o sapato, enquanto o hálux valgo adulto apresenta os três problemas.

A dor e a inflamação, que pioram com o movimento, são dois sintomas de joanetes que estão localizados tanto na região onde o dedo se encontra com o apoio de pé, ou diretamente sobre o joanete. Outras vezes apresenta-se na cara plantar (por embaixo) da articulação, na cara plantar do ante pé, ou em todo o pé. A dor na parte interna geralmente é devido a calos dolorosos localizados no joanete e, acima de tudo, a inflamação na bolsa serosa. A dor plantar muitas vezes esta associada a problemas nas articulações como a artrose.

Quando se utiliza saltos altos

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (9 Kb)  
Leer 5 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com