ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Trabajo Clase


Enviado por   •  15 de Enero de 2014  •  309 Palabras (2 Páginas)  •  232 Visitas

Página 1 de 2

1) De que maneira você pode ser "um professor de espantos", segundo Alves, exemplifique sua resposta

Acredito que a arte de ensinar é uma tarefa difícil, devemos sair da nossa comodidade para conseguir sermos professores de espanto. Gostei muito do vídeo de Rubem Alves, vemos a necessidade de um professor cuja missão fundamental não seja a de ensinar português, inglês ou espanhol às crianças, e sim a de “provocar a inteligência, a curiosidade o espanto”. Como ele mesmo diz “O objetivo da educação não é ensinar coisas que já estão nos livros e na internet, é criar a alegria de pensar. Não é o professor quem ensina, é a criança quem pergunta e interage...”

Vivemos numa época que o conhecimento esta ao alcance de todos, mas será que os alunos estão interessados nesse conhecimento? Eles querem aprender?

Acredito que hoje o professor tem o papel de incentivar o aluno a buscar o conhecimento, não adianta darmos todo o conteúdo pronto, devemos buscar cativar a atenção, o interesse no assunto, fazendo com que o aluno queira saber sobre isso. Já que, se ele não tem curiosidade não chegará ao conhecimento.

Todos nós sabemos por experiência que 'o aprendido é o que fica depois que o esquecimento fez o seu trabalho', eu pude comprovar isso quando, na faculdade, revi conteúdos que já tinha estudado ha muitos anos, mas o esquecimento havia levado para muito longe, mostrando que não havia aprendido realmente, talvez, porque aquilo não me interessava naquele momento da minha vida.

Pude ver que o professor que usa o espanto como aliado, é o que serve de mediador do conhecimento e o aluno. Dessa forma, penso, que posso sim usar o espanto para ensinar meus alunos, usando coisas simples de seu contexto, mas que espante e cative levando a que o que aprenderão com isso, fique guardado na memória e não esqueçam.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (1.8 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com