ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Capítulo 1


Enviado por   •  16 de Octubre de 2014  •  1.392 Palabras (6 Páginas)  •  204 Visitas

Página 1 de 6

Estranho ver o rosto de Ana hoje, a pobrezinha parece ter tido dor de dente à noite toda. Com olhos mareados e inchados, com o corpo mole e dolorido, ela se levanta e vai direto ao banheiro, onde o chuveiro serve de abrigo e o silêncio de reflexão.

Já são 05h15min e o ônibus já vai passar pela sua porta. Ana se apressa para poder pegar o melhor lugar e assistir ao sol, aos poucos, deixar o mar para iluminar o seu dia. Às 06h20min Ana desce em seu ponto –não tão seu, ficava há 12 quarteirões de seu trabalho, mas ela não se importa, o caminho é florido e as flores lhe fazem sorrir- para ir de encontro ao mundo. Pelo caminho as cores, as flores, os vitrais, os sorrisos... O que mais lhe fazia bem era ver a imensidão que uma pétala esconde por trás de sua majestosa forma.

Ana sorria de quase tudo. Das cores inusitadas das margaridas, das abelhas voando pelo jardim, pelos freios desesperados dos carros, e até mesmo de si. Talvez ela não seja assim tão boba, às vezes ser feliz consigo é a melhor das receitas para respirar o a imensidão do amor. A cada passo espaçado, uma nova descoberta nessa paisagem tão igual e rotineira.

Ana chega então ao seu trabalho e antes de entrar faz a sua prece de todas as manhãs à sua incontestável fé:

- Não me deixes cair, não me deixes desacreditar, pois o que flor pra ser, florescerá.

E assim ela começa o seu dia. Com o radinho a pilha ligado, Ana se imaginava nas músicas. Cantava, e dançava e assim continuava sendo feliz. Quando chegava meio dia, Ana saia correndo pelo corredor para ver o Seu Paulo passar. Paulo era apenas mais um homem comum, que trabalhava de sol a sol em busca do sustento do filho que a esposa deixou para ele cuidar antes de morrer. Paulo, um homem que traz a amargura de viver pelo amor e vê-lo morrer em seus braços, era justamente isso que Ana gostava e esperava em um homem. Paulo sabia a forma exata de como tratar Ana, e Ana amava o jeito de que ele a tratava, deixava toda sua bochecha corada de vergonha, encabulada de paixão e com mais vontade do que já tinha de ir tomar um sorvete de limão- o seu favorito- na sorveteria da esquina.

Mas Ana ainda seguia os conselhos que sua finada mãe- que Deus a tenha- lhe deu quando pequena:

- Homem é igual capim em jardim de rico, tem que podar desde o início antes que cresça e se espalhe por todo o Jardim. Filha minha nasceu para ser rainha e não rapariga na mão de lampião.

Com isso, Ana se sentia na obrigação de ter não um homem, mas um rei ao seu lado, e para ela, Seu Paulo era o rei que sua mãe tanto lhe falava.

Um dia, no mesmo horário, Ana tomou coragem e foi falar com Paulo. Tímida, sem saber o que dizer a jovem moça com seus quase 30 anos, suspirava mais do que falava ao olhar o rosto de Paulo tão perto do seu. Ela só pensava nos jardins coloridos de sua cidade, e como eles ficariam lindos deitados no meio deles, simplesmente olhando para o céu e esperando a chuva de verão molhar suas roupas. Mas quando Ana ia abrir sua boca pra chamar Seu Paulo para um café, Dona Muriel- sua patroa. Não muito boa, mas a única que suportava o jeito delicado e lento de Ana ser-, gritou da janela de casa:

- Ana minha filha, o horário do almoço terminou há 10 minutos. Vai entrar ou prefere que eu te demita para ficar mais a vontade com esse rapaz?

Ana ficou como quem acaba de levar um banho de gelo. Seu semblante mudou e seu tom de voz foi diminuindo junto ao seu olhar, que aos poucos se encontrou fixado nos pés de Paulo. Sem saber o que falar, ela apenas se desculpou e deu as costas para o então homem de sua vida. Paulo não entendeu o motivo da desculpa, e lhe lançou uma frase que Ana guarda até hoje em seu peito:

- Não se deve desculpas a quem se ama. A desculpa só pode ser oferecida quando algo precioso se quebra, e acho que você está colando aquilo que foi quebrado em

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (7.5 Kb)  
Leer 5 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com