ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Sociologia


Enviado por   •  5 de Diciembre de 2012  •  3.623 Palabras (15 Páginas)  •  324 Visitas

Página 1 de 15

Sociologia

Como vivemos juntos?

• Somos seres sociais e necessitamos do coletivo.

• O conceito de humanidade envolve não só o que fomos e o que somos agora, mas o que viremos a ser, levando em conta a necessidade da evolução.

• Teleologia: ponto futuro da sociedade imaginável

O que é Teleologia? Quantos já responderam a esta pergunta:

Animais, Deuses, ETs, espíritos.

Ciência (explicação dos fatos de maneira crítica e analítica).

• Criam-se as hipóteses a partir da observação, buscando explicações presentes em nossas vidas, concretas e territoriais. A ciência auxilia nesse processo interferindo no modo como observamos os fatos.

• É possível criar uma tese a respeito da humanidade, pois vivemos mais padronizados por costumes e regras, do que usufruir da liberdade que temos que fazer o que quisermos.

 Durkheim

Busca entender A Sociedade chamando o estado caótico de harmonia. Com a evolução da historia, caiu por terra a Ordem Social, que passou a ser o objetivo de resposta da Sociologia.

 Defende a analise dos fatos sociais seguindo critérios objetivos, ou seja, a análise objetiva e racional dos Fatos Sociais. Para isso, esse fato precisa ser concreto, material, histórico e mensurado.

 Seu primeiro estudo foi uma análise do suicídio, gerando para o fato social uma definição que responda concretamente à pergunta.

 Retira-se do aspecto mensurável uma estatística

 Afirma que antes da análise cientifica tudo que foi explicado é apenas uma pré-noção, mas não é científico.

 Pré- noção é toda explicação não cientifica aos fatos sociais.

 Os fatos sociais têm origem em outros fatos sociais, encontrando as suas causas. Todo fato social se desdobra em um conjunto de efeitos que também são fatos sociais.

 Não existe análise de um fato social sem a comparação de uma ordem social, que caracteriza o surgimento de uma sociedade.

 Só existe uma ordem social quando são criadas leis e normas, que necessitam de instituições.

 Instituições são grupos estruturados e organizados que definem papeis, atribuições, qualidades, funções e recompensas para o convívio social. Exp.: Família.

 A Ordem Social antecede o Fato Social.

 Tudo o que veio antes de ser estabelecida A Sociedade, é chamado de Estado Natural.

 A Sociedade é feita de uma grande mecânica entre as instituições.

 A Ordem Social compreende as Leis e Normas (que regulam a vida em sociedade) e as Instituições que incentivam a interação do ser humano.

 A socialização e a culturalização caminham lado a lado. Cada vez mais que o sujeito se socializa indo de uma instituição para outra, automaticamente, vai se culturalizando. Quem não se socializa não se culturaliza e vice versa. A capacidade da sociedade de culturalizar o ser humano depende da estrutura da Instituição.

 As instituições vieram a ajudar na colonização que sofremos.

 A consciência coletiva tem origem na ordem social, na cultura, deveres, fazeres e obrigações que a sociedade impõe.

 A consciência coletiva (totalidade) se projetada sobre a consciência individual (recortes da totalidade).

Suicídio

Nem sempre uma ordem social segue maravilhosamente, ela passa por momentos de crise em que a efetividade de suas leis e sua estrutura sofre abalos. Acontece então a desregulação, a desestruturação. Atingindo o modo de agir do ser humano que já não é igual à antigamente. Durkheim chama este período de harmonia. Outra característica é a desvalorização.

 O Suicídio Anônimo é resultado de um processo anônimo da sociedade. A ordem social gera ao individuo uma sensação de pertencimento de valorização, em que o compartilhamento de atos e informações é constante na vida do ser humano. Com a ordem social em crises tais sensações ficam prejudicadas. A participação do ser humano na sociedade fica prejudicada. Sua causa acontece quando o individuo não consegue participar da sociedade da maneira que deveria participar, sua ordem de vida foi afetada.

 O Suicida Egoísta vai se retirando progressivamente da sociedade ate estar totalmente excluído e sozinho, sem mais nada para se apegar.

 O Suicida Anônimo busca uma ordem que não tem acesso ou que a sociedade não pode lhe fornecer. O Suicida Egoísta se retira totalmente da ordem.

 O Suicida Altruísta é motivado por dever principalmente social. Um exemplo deste é o homem-bomba. A sociedade exerce coerção sobre o individuo, podendo sofrer punições pelo não cumprimento de tal dever.

Max Weber

• Base das investigações weberianas: Ação Social (possui característica performativa).

• O olhar direcionado para as ações sociais é a subjetividade, que é feita por atores sociais.

• Para Weber a Sociologia deve ser compreensiva (deve compreender a racionalidade dos atores sociais, os sentidos dados aos atores à sua ações). Os atores podem agir através de valores e idéias, e por interesse. Estes são os dois conjuntos que movem a racionalidade do ator social.

• Para Weber a Sociologia esta contida na teoria do inacabamento, pois a Sociologia não tem fim, devido à evolução dos atores sociais, sendo a história dinâmica. Diversidade de grupos que compõe a sociedade).

• Generalização: Instrumento sociológico utilizado por Weber.

• O ator social para Weber é um grupo específico na sociedade, podendo então generalizá-los.

• Avalia-se a ação feita pelo sujeito mediante a atitude tomada dentro de um determinado grupo, pois a ação social é extendida ao grupo. E não apenas ao individuo em si.

• Weber generaliza os atores sociais através das

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (24.2 Kb)  
Leer 14 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com