ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Fisioterapia


Enviado por   •  12 de Diciembre de 2013  •  689 Palabras (3 Páginas)  •  204 Visitas

Página 1 de 3

Informática na Fisioterapia: Sistema Multimídia de Apoio ao Aprendizado dos Testes de Forças.

Luciana V. Castilho, Heitor S. Lopes, Wagner R. Weirnet

O artigo relata o desempenho de um sistema multimídia de apoio ao aprendizado dos testes de força muscular que possa auxiliar o acadêmico do curso de Fisioterapia a desenvolver suas habilidades de diagnóstico. Os autores mostram o desenvolvimento de um software que eles comparam ser mais didático que os livros disponíveis. O sistema possuir uma interface atrativa ao aluno, contendo textos que podem ser lidos e ouvidos, modelos animados e vídeos com os movimentos dos testes e links para sanar dúvidas sobre a anatomia dos músculos referentes a cada teste. Esta estrutura também proporciona interatividade entre o aluno e o software através de avaliações realizadas pelo mesmo ao final de cada etapa de aprendizado dos testes.

O uso de novas tecnologias na educação, reabilitação e / ou reinserção social de pessoas com deficiência envolve uma melhoria inegável na sua qualidade de vida. Em muitos casos, produz um ponto de inflexão, um antes e depois de manusear o computador, abrir este depois de uma infinidade de maneiras antes impensáveis.

No artigo os autores propõe a utilização da informática como suporte ao aprendizado dos testes de força muscular. Os testes de força muscular são utilizados na prática fisioterapêutica no momento da avaliação que precede o tratamento e têm como finalidade analisar a integridade muscular do paciente. Durante a faculdade os testes de força muscular são parte do conteúdo da disciplina de Cinesiologia. Neste aprendizado a quantidade de informações a ser memorizada pelo aluno é muito grande, considerando-se o número de testes existentes e a quantidade de variáveis presentes em cada teste. Motivando-se pela importância e pela complexidade dos testes de força muscular, desenvolveu-se o software TFM, um sistema multimídia de apoio ao aprendizado deste conteúdo. O sistema elaborado possui vídeos, animações, narrações e textos sobre cada teste de força muscular, além de questionários para a auto-avaliação.

Para o projeto do software TFM utilizou-se como metodologia o diagrama de casos de uso, o diagrama de fluxo de dados e o diagrama de transição de estados. No desenvolvimento do sistema os testes de força muscular foram animados utilizando-se o software de animação Macromedia Flash MX 2004 e o mesmo foi implementado com a utilização do software de autoria Macromedia Director MX 2004. Para verificar a eficiência do software TFM optou-se por utilizar duas metodologias. Uma análise quantitativa realizada com acadêmicos de um curso de Fisioterapia e uma análise qualitativa realizada com profissionais fisioterapeutas. Os resultados obtidos através da análise quantitativa sugeriram que

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (4.6 Kb)  
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com