ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Um pouco da história.


Enviado por   •  24 de Abril de 2013  •  Informes  •  463 Palabras (2 Páginas)  •  389 Visitas

Página 1 de 2

No dia 7 de Março de 1953, em um laboratório de Cavendish, em Cambridge/Inglaterra, os cientistas James Watson e Francis Crick fizeram o que talvez seja a maior descoberta científica do século. Eles concluíram que a molécula de DNA tem uma conformação estrutural de dupla-hélice. No dia 25 de Abril do mesmo ano, a revista Nature publicou o artigo Molecular Structure of Nucleic Acids (Estrutura Molecular dos Ácidos Nucleicos), o primeiro de uma série sobre o tema. De forma simples, com poucas palavras, imagens e um simples gráfico a estrutura da molécula foi descrita de forma fantástica. Nove anos mais tarde, em 1962, eles compartilharam o prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina com Maurice Wilkins, por resolverem um dos maiores e mais importantes enigmas da biologia.

Um pouco da história.

Bem antes do famoso ano de 1953, em 1868 o médico e bioquímico suíço Johann Friedrich Miesher já estudava o núcleo celular. Através de análises de células provenientes de glóbulos brancos, por terem o núcleo grande e serem mais fáceis de isolar. Pois bem, em meio às análises Miesher notou a presença de algo ácido, porém desconhecido. Misher chamou de Nucléia ou Nucleína essa substância ácida, composta de muito Fósforo e Nitrogênio e pobre em Enxofre.

Em 1889, Richard Altmann comprovou que a nucléia era de fato um ácido e lhe nomeou Ácido Nucleico, ao mesmo tempo em que o bioquímico alemão Albrecht Kossel notou a presença de bases nitrogenadas púricas e pirimídicas junto à formação desse ácido. Os anos passaram e nada aconteceu, pois a ciência ainda não havia se dado conta da tamanha importância biológica que esse Ácido Nucleico continha.

Em 1929, Phoebus A. Levine descobriu a presença do açúcar desoxirribose na constituição desse ácido. Então, o Ácido Nucléico passou a se denominar Ácido Desoxirribonucleico, DNA. Então, em 1943 Oswald Avery e sua equipe, por meio de experimentos com alteração de DNA em bactérias, concluíram que este era o responsável pela formação característica de ser de um indivíduo, ou seja, que o DNA era o material genético.

Foi quando o físico anglo-irlandês Maurice Wilkins começou a analisar o DNA através do uso de raios X para determinar a disposição física das moléculas em certos compostos. Até que em Março de 1953 foi, de fato, descoberta a estrutura molecular desse ácido.

Relembrando a estrutura da Dupla-Hélice

A molécula de DNA é constituída por duas cadeias polinucleotídicas dispostas em hélice ao redor de um eixo imaginário, girando para a direita (uma hélice dupla). As duas cadeias polinucleotídicas mantém-se unidas por pontes de hidrogênio, estabelecidas entre pares de bases específicos: adenina com timina e citosina com guanina. Assim, as duas cadeias que constituem um segmento de DNA,

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (2.9 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com