Fichamento de Estudo de Caso. Logística empresarial
lunejcTrabajo14 de Diciembre de 2015
668 Palabras (3 Páginas)1.278 Visitas
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Lune José de Carvalho
Trabalho da disciplina “Logística empresarial”
Tutor: Profa. DANIELA LIMA UEDA KOIKE
São Luís
2015
Natura: Beleza global Made in Brasil
JONES.GEOFFREY. DE PINHO.RICARDO REISEN . Natura: Beleza global Made in Brasil, 2007 . Harvard Business School Case 808-P01, 29 de agosto de 2007.
O caso analisa as estratégias de globalização da Natura, a maior fabricante de cosméticos do Brasil. Natura, fundada por Luis Seabra, em 1969, estabeleceu-se como um líder no campo de cosméticos e perfumaria no Brasil. A empresa é concebida como um organismo vivo, uma rede dinâmica de relações e considera a sua perpetuação no tempo está intimamente ligada à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade. Desde a sua criação, a sua razão foi baseado no bem-estar mesmo, e estar bem com os outros, com o ambiente e com o todo. Hoje ele tem mais de 5000 funcionários e tem presença na Argentina, Chile, México, Peru, Venezuela e França, e Brasil.
Desde a sua criação, ele fornece conselhos e recomendações aos clientes, e estabeleceu o sistema de vendas diretas em 1974, minimizando estrutura fixa, uma das chaves para o seu sucesso.
Em 1983, quando a ONU criou sua Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland), a Natura foi pioneira na criação do conceito de substituição (refil) para seus produtos, reduzindo o impacto ambiental dos seus produtos, em comparação com os pacotes regulares.
Em 1997, eles voltaram sua frota de distribuição de veículos a gás natural na Grande São Paulo.
Em 2000, lança linha de produtos Natura Ekos, assumindo o compromisso explícito de utilização de recursos da biodiversidade brasileira. E procura expandir a consciência da riqueza da natureza e ingredientes naturais para obter de forma sustentável, o desenvolvimento da qualidade de vida nas comunidades que cultivam ou extrato. Copos e garrafas contendo material reciclado é utilizado.
Em 2003, a natureza criou sua área de Responsabilidade Corporativa.
Por sua vez, é uma das primeiras empresas brasileira que assinaram o Pacto Global, a iniciativa da ONU para mobilizar as empresas internacionais que procuram valores fundamentais em matéria de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Em 2005, o progresso na ecologização dos produtos, testes em animais é eliminado e o ambiente foi inscrito na embalagem.
A partir de 2007, ano em que o Protocolo de Quioto Natura adotou um compromisso formal para neutralizar todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de seus produtos e processos que envolvem a cadeia de produção, através do seu programa nasceu "Carbon Neutro ".
A perspectiva de análise do ciclo de vida (LCA), foi aprovado: internalizar a fim de combater o aquecimento global através do desenvolvimento inerentemente menos produtos que emitem gases de efeito estufa, além de escolher entre a embalagem alternativa de menor impacto ambiental. Speedo impulsiona outras fontes potenciais de modo identificados ainda não quantificado:
Desenvolver biopolímeros embalagem com baixas emissões de CO2; incentivar a energia limpa na cadeia de abastecimento; Expandir a eficiência energética em todos os sítios Natura e da cadeia de suprimentos; Reduzir as viagens aéreas; Implementar estações de tratamento de efluentes aeróbicos em novas áreas; Optimizar a forma de distribuição, dependendo da dimensão da encomenda; desenvolver sistemas agroflorestais (SAFs), com o seqüestro de carbono (insumos agrícolas e ativos da biodiversidade); Desenvolvimento de contabilidade para o sequestro de carbono na conservação das florestas ligados à actividade.
...