ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Vera batista - resumo


Enviado por   •  28 de Julio de 2015  •  Resúmenes  •  6.166 Palabras (25 Páginas)  •  271 Visitas

Página 1 de 25
  1.  Introdução

A autora Vera Malaguti Batista inicia seu livro Difíceis Ganhos Fáceis – Drogas e Juventude Pobre no Rio de Janeiro dissertando sobre a lógica da exclusão social de determinados grupos baseada no do princípio de auto proteção, desencadeada pelo medo. Vera aponta que a partir da ameaça, do medo, controlada pelos meios de comunicação, se origina uma ideologia exterminadora hoje presente na sociedade brasileira,em que preconiza a ideia de defesa de penas cada vez mais severas- como a pena capital.

        Na introdução da citada obra pode-se constatar que este binômio – medo e exclusão- vem presente na sociedade desde antes do “período moderno”, se iniciando com o processo de reclusão dos leprosos na França em 1321. Frente o surgimento do capitalismo, nasce uma classe dita despossuída, e frente as revoltas políticas desta classe nasce uma elite amedrontada e como consequência um aumento do poder opressivo e do controle social – como por exemplo a reação das autoridades francesas na Revolução Francesa.

                A situação no Brasil se relaciona com a exclusão racial- consequência do fenômeno da escravidão, que se desenvolve uma sociedade de violência extrema. Após o fim da escravidão emerge o “medo branco” das elites que acabam por excluir cada vez mais os negros. O exemplo prático é visto nos processos de intervenção urbana no Rio de Janeiro, em que houve uma marginalização dos negros, retirando-os do centro da cidade e os deslocando para áreas periféricas- causando o surgimento das favelas- afirmado em cima de exigências de ordem sanitária e circulação urbana.  

Os objetivos da autora se dão a partir da análise da caracterização do “inimigo interno” como o traficante, bandido, análise da criminalização por drogas da juventude do Rio de Janeiro -1968-1988 -, e o mapeamento das mudanças nas favelas e comunidades devido ao recrutamento de jovens para o tráfico de drogas pela inserção da cocaína no mercado internacional.  Como hipótese, Batista aponta a mudança de foco do “inimigo interno” pós ditadura militar e o recrutamento, devido a exclusão social, pelo mercado das drogas- em especial da cocaína. A autora ainda lembra o poderoso mercado financeiro mundial envolvendo a cocaína em que a parcela demonizada é a dos pequenos traficantes.  

  1. Criminologia e história

A função oculta do sistema penal

        A autora, a partir de dados baseados nos estudos de Rusche, faz uma análise histórica do sistema punitivo relacionando às condições sociais e ao mercado de trabalho e mão de obra que vigoravam em cada época. Com isto, se mostra a justificação para a adoção dos modos de execução penal em cada tempo da história.

        Na Alta Idade Média se aponta o uso de penas privadas de dominação, visando o controle necessário para se obter lucratividade nos sistemas feudais. Com o surgimento da crise do sistema feudal, na Baixa Idade Média, o direito penal passa a punir por classes, tendo-se proporcionalidade entre a severidade da pena e a escassez de condições de vida de cada individuo.

        Com o surgimento do mercantilismo, no final do século XVI, se aproveita a situação do punido para exploração de mão de obra, pela pena de prisão.  No século XVII se criam as casas correcionais onde a mão de obra e a força de trabalho eram papel importante no conjunto econômico- baixa remuneração e adestramento dos “trabalhadores” – contribuindo para o surgimento do modo de produção capitalista. Cabe aqui a substituição da pena de morte pela pena de confinamento, já que a última produzia o lucro.

Com isto se nota que é no mercantilismo que se encontram as raízes do sistema carcerário – uma vez que este acarretava como importante fonte lucrativa no mercado econômico da época-, mas o desenvolvimento da teoria do direito penal se dá no iluminismo. Beccaria e Montesquieu iniciam um movimento contra a arbitrariedade das cortes penais e a indeterminação das penas. Assim se tem a formalização do direito processual penal visando a limitação do poder sancionador do Estado. Entretanto, no final do século XVIII, com a industrialização, entra em crise a necessidade da mão de obra e força de trabalho dos reclusos para a economia.

        Assim, no século XIX, com o grande aumento dos delitos contra a propriedade, a elite retoma a utilização de penas mais severas como castigos físicos, confisco da propriedade e perda dos direitos civis. A prisão acaba se tornando a pena mais importante do mundo ocidental, com a superpopulação do sistema carcerário e a redução cada vez maior dos gastos pelo governo para seu funcionamento. Há uma troca do foco de utilização da mão de obra presidiária pelos efeitos dissuasivos-repressivos como finalidade da pena, com o isolamento passando a ser fator essencial.

        No século XX se tem a propensão em substituir o modelo de prisão por outras formas punitivas. Surge então o trabalho prisional como fator de possibilidade de redução da pena, bem como o bom comportamento. A disciplina, de caráter praticamente militar, vigora no sistema carcerário. Entretanto se mantém a ideia de manter os delituosos em condições precárias, menores do que as possíveis de serem encontradas fora do sistema carcerário, e a condição de marcar os presidiários, como nos tempos das mutilações, aqueles que saem da prisão serão sempre marcados como ex presidiários.

As ilegalidades populares

Faz-se aqui uma análise do Foucault quanto a sua teoria de disciplina. Inicia-se se referindo ao suplício, que tinha sua função jurídico-política de resconstrução de uma soberania estatal lesada. O suplício tinha a função de indicar o poder o Estado soberano sobre o corpo do condenado. Entretanto, a partir da solidariedade popular, há uma necessidade de extinção deste sistema punitivo e entra-se a tese de que o que é necessário é a punição de determinado delito e não a vingança pelo acometimento do mesmo.

Com tal fator se faz necessário a classificação dos delitos, visando a punição mais adequada e a individualização da pena. Foucault aponta então a disciplina como fator essencial para o processo de dominação.

Esta disciplina está presente em todos os sistemas de controle – prisões, manicômios asilos, colégios- sendo todos caracterizados como possuidores de pequenos mecanismos penais, promovendo sanções ao descumprimento de normas. Assim, tem os sistemas disciplinares a função de corrigir e controlar os ditos “anormais”.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (40.4 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Leer 24 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com