ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

A Recepção Da Cultura Clássica Em O Ateneu, Obra Literária De Raul Pompéia


Enviado por   •  18 de Diciembre de 2012  •  15.977 Palabras (64 Páginas)  •  679 Visitas

Página 1 de 64

Resumo:

Esse trabalho acadêmico propõe-se a revelar alguns elementos da cultura grega clássica em uma obra de grande relevo da literatura brasileira: O Ateneu, de Raul D’Ávila Pompeia. Estão presentes na obra vários estilos literários, entre eles o Naturalismo, o Materialismo, o Realismo, o Simbolismo, O Impressionismo e prenuncia, até mesmo, o Modernismo, já que utiliza alguns princípios de forma s arcástica para criticá-los, como a estética parnasiana, por exemplo. Ou seja, sofreu a influência das tendências que estavam em voga no Brasil pré-republicano. Raul Pompéia nasceu em 1863 e suicidou-se no natal de 1895, O Ateneu fora publicado na Gazeta de Notícias em 1888. O enredo apresenta-se de forma narrativa, em primeira pessoa: o protagonista da história, Sérgio, adulto, relata suas experiências no internato, quando criança. Alguns críticos referem a obra como auto-biográfica, tendo em vista que o próprio Raul Pompéia passara pela experiência do internato, no Colégio Abílio, no Botafogo. Seja como for, é uma obra sob as influências do Brasil à época do Segundo Reinado e a crítica que a obra faz é exatamente sobre a sociedade desta época, representa, portanto, uma micro-sociedade, na qual ocorrem as mesmas relações de força e poder. Sintomaticamente, essa micro-sociedade contém elementos da sociedade grega antiga, pois muitas das estruturas desta, perpassaram o Brasil do século XIX, assim como perpassam sociedades e culturas ainda hoje. Provavelmente, o autor não intentara fazer a caricatura tropical de uma polis grega nos confins do Ateneu, mas os traços da sua erudição, demonstrados na obra, revelam que parte do que a compõe são elementos clássicos. O que suscita curiosidade é de que maneira os conhecimentos de um autor sobre a cultura clássica podem encaixar-se em um enredo que é o retrato particular de uma época? E como se deu a Recepção dessa cultura por ele?

Palavras-chave:

Cultura grega clássica – influências – sociedades e culturas – enredo – estilo de época – recepção da cultura.

Resumen:

Este trabajo académico se propone mostrar algunos elementos de la cultura griega clásica en una obra de gran relevancia en la literatura brasileña: El Ateneo, Raúl Ávila Pompeya. Están presentes en trabajo diversos estilos literarios, incluyendo el naturalismo, el materialismo, el realismo, simbolismo, impresionismo y modernismo prefigura, incluso, ya que utiliza unos principios de orden s arcástica para criticar a la estética parnasiana, por ejemplo. Es decir, cayó bajo la influencia de las tendencias que fueron populares en el Brasil pre-republicana. Raul Pompeia nació en 1863 y se suicidó el día de Navidad de 1895, el Ateneo se publicó en el Boletín de Noticias en 1888. La trama se presenta en forma de narración, en primera persona: el protagonista de la historia, Sergio, de adultos, relató sus experiencias en un internado cuando era niño. Algunos críticos se refieren a la obra autobiográfica, ya que el propio Raúl Pompeia pasado por la experiencia de prácticas en el Colegio Abilio, en Botafogo. De cualquier manera, es una obra bajo la influencia de Brasil en el momento del Segundo Imperio y la crítica de que el trabajo es realmente acerca de la sociedad de la época, por lo tanto representa una micro-sociedad en la que se producen fuerza relativa y el poder . Significativamente, esta micro-sociedad contiene elementos de la sociedad griega antigua, ya que muchas de las estructuras, impregnado del siglo XIX Brasil, así como las sociedades de filtrado y las culturas de hoy. Probablemente el autor fue llevado a la caricatura de una polis griega tropicales en los confines del Ateneo, pero los rastros de su erudición, demostrado en la obra, ponen de manifiesto que algunos de los elementos que la componen son clásicos. Que despierta la curiosidad es cómo el conocimiento de un autor en la cultura clásica puede caber en una trama que es el retrato de una época en particular? ¿Y cómo fue la recepción de esta cultura para él?

Palabras clave:

La cultura clásica griega - Influencias - las sociedades y culturas - parcela - estilo de la época - recepción de la cultura.

Introdução:

Esse trabalho apresenta-se com o objetivo de fazer um levantamento dos elementos da cultura clássica na obra de Raul Pompéia, O Ateneu, que apesar de tratar-se de um retrato de época, está permeado de alegorias que fazem referência a essa cultura e a outras. Sintetiza uma série de influências que vêm da Europa, convergindo para as Américas. Não há como saber se Pompeia era um leitor de textos clássicos, entretanto ele demonstra grande erudição ao fazer referência a uma série de criaturas mitológicas e deuses da antiga Grécia. Muitos dos espaços estruturais que estão presentes na narrativa, designativos da micro-sociedade que representava o Ateneu, são também compartilhados pela cultura grega clássica como espaços sócias. A metodologia do trabalho concerne em fazer uma análise minuciosa da Obra acima referenciada, proceder um levantamento das referências clássicas e, por meio de um método comparativo, estabelecer relações entre elementos de cultura grega e sua recepção e adaptação na obra. Para isso fora necessária a consulta aos mais diversos tipos de fontes, relacionados na bibliografia, já que há série imensa de elementos, tão variados quanto as fontes consultadas.

Sumário

Sumário:

1. Sobre a Obra: 2

2. Personagens: 2

3. Aristarco e o Ateneu, Aristóteles e o Liceu 11

4. A Cultura Clássica invadira o Ateneu de Pompeia? 13

5. Referências aos Deuses do Olimpo 21

Conclusão 24

Bibliografia: 25

1. Sobre a Obra:

O Ateneu é uma obra

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (65.7 Kb)  
Leer 63 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com