ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (Autor: Tiago Soares)


Enviado por   •  16 de Mayo de 2013  •  5.658 Palabras (23 Páginas)  •  320 Visitas

Página 1 de 23

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – MODELOS DE PLANEJAMENTO E OPÇÕES ESTRATÉGICAS QUE PODEM SER CONSIDERADAS

Tiago Luiz C. Soares - Administrador com habilitação em Marketing pela ESPM/RS; Analista de Mercado da DHB Componentes Automotivos S.A. e-mail: tiagosoares@terra.com.br

RESUMO

O planejamento estratégico gera um constante desafio aos gestores na busca da efetividade na organização. O planejamento estratégico conhecido e utilizado hoje é resultado da contribuição de inúmeros precursores que, no decorrer dos tempos, foram desenvolvendo e divulgando suas descobertas, estudos e práticas. Muitos desses precursores são autores preocupados com a solidificação do embasamento que justifique a prática do planejamento estratégico nas organizações. Os modelos de planejamento e as opções de estratégias empresariais foram sendo adaptados e melhorados ao longo dos anos por pesquisadores da Administração Estratégica, que, inserindo novas variáveis e abordagens, adequaram os modelos de planejamento e identificaram novas opções estratégicas para ambientes cada vez mais turbulentos e imprevisíveis. Neste artigo, procuram-se identificar as diferentes características dos modelos de planejamento estratégico e as diferentes opções de estratégias empresariais, que visam dar às organizações sustentabilidade e vantagens competitivas, em um mercado onde o presente e o futuro estão marcados pela competição acirrada e pela incerteza macroambiental.

Palavras-chave: Planejamento estratégico, Plano estratégico, Planejamento de longo prazo, Estratégia Empresarial, Estratégias, Modelos Estratégicos, Opções Estratégicas.

ABSTRACT

The Strategical Planning generates a constant challenge to the managers on the search for effectiveness inside the organization. Its current form of application is resulted of the contribution of innumerable precursors that in elapsing of the times had been developing and share its practical discoveries and studies. Many of these precursors are authors concerned about the building of the basement which justifies its usage in the organizations. The models of planning and the options of enterprise strategies had been adapted and improved through the years of researchs by the Strategical Administration, inserting new variables and boardings, adjusted to the planning models and identified to new strategical options to unexpected environment. This article is designed to identify the different characteristics of Strategical Planning models and the different options of enterprise strategies which aim to help organizations with competitiveness and advantages today and the future marked by the stronger competition.

Key Words: Strategical Planning, Strategical Plan, Long Period Planning, Enterprise Strategy, Strategies, Models and Strategical Options.

A evolução do planejamento estratégico

O planejamento estratégico tem evoluído ao longo da história, tanto em sua forma como em sua concepção, em especial na medida em que a sociedade avançava da era industrial para a era da informação e, dessa, para a era do conhecimento.

A origem do planejamento estratégico pode ser identificada nas mais antigas civilizações. Os reis, governantes e administradores sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, o porquê de fazer, como fazer e o quando fazer, para alcance do sucesso e avanço de seus recursos no longo prazo. Apesar de todos esses anos, décadas, séculos e milênios de amostras de planejamento estratégico exercido na prática, somente nos anos 50 surge o Planejamento Estratégico com a finalidade de tratar do problema econômico entre oferta e demanda.

Na década de 70, o planejamento estratégico surgiu caracterizado por fórmulas simplistas de difícil utilização e, nos anos 80, sofreu um declínio, sendo deixado para segundo plano (MINTZBERG e AHLSTRAND 2000). Esse declínio ocorreu pela ascensão de novos modelos de gestão como Programas de Qualidade Total, Administração por Objetivos, Reengenharia, Seis Sigma, Produção Enxuta, Teoria dos Jogos, Empowerment, Organizações Virtuais, E-bussiness, entre outros. Um estudo realizado por Davenport (2004) mostrou que desde “Vencendo a Crise”, livro escrito por Tom Peters em 1982, apareceram quase setenta novas ferramentas de gestão. As empresas, nessa época, buscam vantagens competitivas apenas em ferramentas de gestão da moda, deixando de lado análises mais profundas, reflexões e a criatividade necessária para o sucesso de longo prazo.

Entretanto, muitos especialistas como Peter Druker, Michael Porter, Henry Mintzberg, Nitin Nohria, Clayton Christensen, entre outros, vêm chamando atenção para o risco das empresas em adotarem soluções genéricas sem um alinhamento com enfoque estratégico, criando, assim, uma desvinculação das realidades da empresa e culturas organizacionais forçadas. Porter (2002) explica que, nos anos 90, estabeleceu-se um caos conceitual referente a Planejamento Estratégico. O autor argumenta que muitas empresas perderam seus posicionamentos encantadas com novos modelos gerenciais, os quais acabaram falhando um após outro.

Joyce, Nhoria e Roberson (2003) realizaram uma pesquisa com 160 empresas no período de 10 anos (entre 1986 e 1996), com o objetivo de identificar os motivos pelos quais algumas empresas prosperam nos contextos mais difíceis, enquanto que outras do mesmo setor de atividade, com um porte parecido e utilizando uma tecnologia semelhante, entraram em decadência. A pesquisa mostrou que o planejamento estratégico aparecia em primeiro lugar como uma das práticas mais importantes e fundamentais realizadas pelas empresas com maior sucesso. Dessa forma, Joyce, Nhoria e Roberson (2003), mostraram que a estratégia é um fator chave para o sucesso das empresas.

Para Kaplan e Norton (2004), o planejamento estratégico está em fase de renovação e reinvenção. Os autores argumentam que as empresas voltam a usar a ferramenta como forma de sustentabilidade, recuperando sua relevância perante as organizações.

Planejamento Estratégico

Almeida (2003) esclarece que o planejamento estratégico é uma atividade que, através do ambiente de uma organização, cria a consciência de suas oportunidades e ameaças para o cumprimento de sua missão e estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos. Nessa mesma linha de pensamento, Oliveira (1999, p.24) reconhece que a sua finalidade é “estabelecer quais serão os

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (39.5 Kb)  
Leer 22 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com