ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXAS: TRÊS EXEMPLOS


Enviado por   •  16 de Noviembre de 2015  •  Trabajos  •  977 Palabras (4 Páginas)  •  1.262 Visitas

Página 1 de 4

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXAS: TRÊS EXEMPLOS

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Renato Martins Lima

Trabalho da disciplina de Matemática Financeira,

Tutor: Professor Geraldo Gurgel Filho

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2015.

Estudo do Caso: Demonstração de Fluxos de Caixa: Três Exemplos

Burns Jr., Willian

Hertenstein, Julie H.

LACC 112-P08 - Harvard Business School, de 03 de novembro de 1998.

O estudo deste caso apresenta uma situação fictícia, onde John Stacey um funcionário de uma empresa de periféricos de computador, que devido compromissos, perdeu uma aula de contabilidade em seu curso de MBA. A aula perdida seria dedicada à análise e discussão da demonstração de fluxos de caixa, com grande possibilidade de seu conteúdo ser utilizado no próximo teste.

Apesar de ter recebido o resumo da aula, através de um colega de classe, John ficou com muitas dúvidas sobre o conteúdo apresentado.

Visando obter algum conhecimento sobre o assunto John pediu ajuda de uma experiente funcionária Lucille Barnes, da área de controladoria da empresa onde trabalhava.

Na reunião marcada entre os dois, Lucille apresentou a John três demonstrações de fluxos de caixas de três empresas atuantes na área de alta tecnologia e também algumas questões para orientação do seu estudo. 

Lucile informou para John a importância da demonstração do fluxo de caixa, que faz parte de um conjunto de três demonstrações obrigatórias que as empresas devem apresentar, ressaltando que em alguns casos é mais importante que o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, pois assim torna-se capaz de espelhar a situação real de uma companhia.

Lucille então inicia a explicação da análise da demonstração de fluxos de caixa e como essa demonstração é dividida em três partes:

  1. Atividades Operacionais, que mostram as entradas e saídas relativas às operações primordiais da companhia, tais como vendas de bens e serviços;

  1. Atividades de Investimento, que mostram a compra e venda de ativos que não são mantidos para revenda, bem como a concessão e cobrança de empréstimos;

  1. Atividades de Financiamento, que são as demonstrações que mostram o aumento ou diminuição dos recursos de investidores e credores da empresa, como a emissão de ações e dividendos. O pagamento de juros para essas operações também faz parte das dívidas operacionais.

Diante de mais um questionamento de John, Lucille esclareceu detalhadamente como usar as seções de demonstrações do Fluxo de Caixa:

- As Atividades Operacionais são consideradas o motor dos Fluxos de Caixa da Empresa, pois quando é eficiente, cobre as necessidades de caixa das operações e provê recursos para investimentos necessários, pagamento de dividendos e dívidas.

Numa empresa saudável e em crescimento, esperamos o crescimento de capital de giro.

Para uma empresa iniciante é natural o fluxo de caixa negativo, pois ainda não apresenta uma estrutura financeira consolidada.

As empresas em negócios cíclicos podem ter um fluxo operacional negativo, caso haja um problema sazonal, porém isto não significa um desastre, desde que o saldo médio dos anos de atividade seja positivo.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (6.7 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Leer 3 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com