ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Sociologia


Enviado por   •  16 de Julio de 2013  •  832 Palabras (4 Páginas)  •  167 Visitas

Página 1 de 4

A obra Questões fundamentais da sociologia é datada do início do século XX, mas precisamente no ano de 1917 e foi produzida pela sociólogo alemão George Simmel. Neste trabalho aqui analisado, o autor busca discutir os problemas observados no campo da sociologia. Para tanto considera questões provenientes desde a fundação da ciência social, além de fazer uma análise que busca compreender a relação entre os indivíduos e a sociedade da qual fazem parte e as relações que permitem a interação e a vida social.

Tendo como base a perspectiva da sociologia como uma ciência, ela precisa, assim como as demais ciências humanas, do processo de abstração para ser possível a construção de conceitos referentes a uma categoria científica. Nesse contexto, a produção social mostra-se como um elemento fundamental para formular a ciência social já que são produzidas através da interação de indivíduos, ou seja, dentro do contexto de construção no âmbito da sociedade.

Para que sua obra tenha o seu objetivo compreendido, Simmel aponta a sua concepção sobre a sociologia buscando identificar o seu objeto de estudo. Segundo o autor a realidade formada através da vida dos indivíduos deve ser a base de pesquisa da sociologia. Nesta perspectiva, não será possível alcançar uma compreensão sociológica se percebermos apenas a individualidade, ou seja, cada indivíduo inserido em sua própria vida. É preciso buscar identificar o que as diversas individualidades são capazes de construir a partir do sentido de formar um todo, perceber uma ideia de amplitude.

Nesse contexto, é importante destacar que para Simmel o conceito de indivíduo é uma formação abstrata, o que reforça a ideia da necessidade de não pautar uma análise sociológica no indivíduo em si. Logo, por ser um conceito de concepção abstrata, basear um estudo na perspectiva do indivíduo significa perpetuar a abstração inerente ao conceito em questão. Assim, a sociedade apresenta diferentes grupos com diversas especificidades que devem ser analisadas, o que não significa uma análise individual da vida de cada pessoa que constitui esses grupos.

Segundo Simmel, a sociedade é “a interação psíquica entre os indivíduos”. (SIMMEL, 2006, pág. 15). Dessa forma, fica claro que para conhecer a realidade de um dado tempo o estudo não deve ser pautado apenas no indivíduo. A compreensão da realidade perpassa por questões mais amplas, de forma que a análise da sociedade é fundamental para que seja possível a construção da noção do que é o real.

Nesse contexto de compreensão dos elementos que estruturam a análise da sociologia, George Simmel aponta três grupos de problemas no campo científico em questão. Um deles está no estudo da sociologia geral, sendo esta a tentativa de entender características da vida humana sob a perspectiva da sociologia. Porém, é necessário considerar que existem diversas

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (5.4 Kb)  
Leer 3 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com