ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Trabalho Infantil - Direito Administrativo


Enviado por   •  2 de Junio de 2018  •  Trabajos  •  1.712 Palabras (7 Páginas)  •  77 Visitas

Página 1 de 7

Universidade Federal de Pernambuco

Centro Acadêmico do Agreste

Disciplina: Direito Administrativo I

Professor: Ricardo

 

 

 

 

Resumo sobre o Trabalho Infantil

 

 

 

Aluno: Antonio Carlos da Silva

               

 

 

 

 

 

 

Caruaru, 14/12/2017

 

 

 

 

TRABALHO INFANTIL: RESUMO

 

Introdução

 

No Brasil, é proibido o trabalho realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos, entretanto, a partir dos 14 (quatorze) anos podese manter vínculo de contrato de aprendizagem. Ademais, é proibido o trabalho que exponha o menor de 18 (dezoito) anos, a qualquer tipo de perigo. Tanto as normas brasileiras quanto às normas internacionais de proteção aos menores restringem esse tipo de Labor, preservando as crianças e os adolescentes de situações de trabalho que prejudiquem o seu pleno desenvolvimento, dando como garantia condições dignas para a plena formação física, moral, intelectual e psicológica.  

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, um dos fatores que dificulta a erradicação do trabalho infantil no país é o fato de que uma parte da sociedade não percebe que o trabalho precoce é um problema social. Muitas famílias entendem que o trabalho infantil tem como pressuposto a busca da satisfação das necessidades econômicas, o que possibilita uma melhoria em sua qualidade de vida. Porém, os danos causados por esses trabalhos são significativos e vão desde o prejuízo no desenvolvimento, emocional, intelectual e até físico de crianças e adolescentes.  

Dessa forma, o trabalho infantil é um desrespeito às crianças e adolescentes do país, muitas vezes, destruindo seus sonhos e planos para o futuro. Tudo isso, aliado a falta de políticas públicas e ao desconhecimento das normas de proteção aos menores, permite-se que crianças e adolescentes sejam essenciais no complemento da renda de famílias que se encontram em situação econômica fragilizada.  

Para reverter essa situação, foram criados instrumentos legais de proteção à criança e ao adolescente previstas na legislação, tais como: a Constituição Federal de 1988, o UNICEF (Fundo das Nações Unidas), o Estatuto da Criança e do

Adolescente (ECA)-LEI N° 8069/90, e a Organização Internacional do Trabalho (OTI).        

 

Trabalho Infantil no Brasil

 

É necessário estabelecer alguns conceitos para compreender a utilização das expressões, criança, adolescente, trabalho infantil. O artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, considera criança, a pessoa de até 12 (doze) anos de idade incompletos e denomina adolescente aquele que conte entre 12 (doze) anos completos e 18 (dezoito) anos incompletos.  De acordo com o artigo 7° da Constituição Federal de 1988 e o artigo 403 da Consolidação das Leis Trabalhistas, a idade mínima fixada para o trabalho é de 16 anos, com exceção na condição de aprendiz a partir dos 14 (quatorze) anos.  

Mas no Brasil, o trabalho infantil é um dos maiores desafios que o país enfrenta, pois, apesar da diminuição do trabalho infantil em 40% na última década, ainda existe, de acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo IBGE, mais de 5 (cinco) milhões de jovens entre 5 (cinco) e 17 (dezessete) anos exercendo algum tipo de trabalho ilegal. Outros dados da pesquisa do IBGE mostra que, 20% dos brasileiros já trabalharam antes dos 10 (dez) anos e 65% antes dos 15 (quinze) anos e que existem cerca de 7,5 (sete e meio) milhões de brasileiros entre 10 (dez) e 17 (dezessete) anos trabalhando, o que representa 11,6% da mão de obra total do país.  

A proibição do trabalho infantil, apesar de ser um problema social, decorre da consagração constitucional do princípio da proteção integral, este estabelece o direito à infância que compreende o exercício pleno de todos os direitos humanos como direito à saúde, à educação, ao lazer, ao respeito, à liberdade e a dignidade. Medidas a nível nacional e internacional foram tomadas com o intuito de acabar com o trabalho infantil, entre elas, destacam-se:  

A Convenção 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante de forma ampla e irrestrita todos os direitos fundamentais da criança e do adolescente e, a Convenção 182 que estabelece as "Piores Formas de Trabalho Infantil", estatui em seu artigo 1° que todo país que venha a ratificá-la, deverá adotar medidas imediatas e eficazes para assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, em caráter de urgência.  

O Brasil aderiu ao artigo 1° da OIT em 12 de setembro de 2000, comprometendo-se a adotar medidas para eliminar o trabalho infantil. O país pretende acabar com o trabalho infantil não apenas para cumprir os direitos humanos, mas porque, tem como prioridade as políticas sociais, uma vez que, o trabalho infantil está ligada à questão do índice de pobreza no e, portanto, relacionado com a desigualdade social e a concentração de renda.

Para Di Giovani (2004, p. 16) o trabalho infantil decorre de fatores socioeconômicos, ao afirmar que:

O que fica evidente, sob essa perspectiva, é que a manifestação do trabalho infanto-juvenil sempre aparece associada a condições de grande vulnerabilidade familiar, particularmente no que diz respeito às ocupações; ao emprego; aos níveis de renda; à escolaridade dos pais; à habitação e as condições de habitabilidade; aça e tipo de estrutura familiar, dentre outros aspectos que envolvem o cotidiano das famílias.  

 

 

Muitas crianças, por falta de oportunidade, tem que se sujeitar a determinados serviços que desvaloriza seus direitos, entre alguns podemos citar: a pesca, atividades na indústria extrativa, atividades em escavações, pedreiras, minas em subsolo e a céu aberto, atividade na preparação de plumas e crinas, atividades na indústria de fumo, na indústria de cana-de-açúcar, atividades em fundições em geral, na construção, nos serviços coletivos, sociais, pessoais, em tinturarias estamparias, esgotos, na seleção de lixo, em serviços externos que impliquem em manuseio e porte de valores que coloquem em risco a sua segurança, em ruas, comércio ambulante, guardador de carros, guias turísticos, transportes de pessoas ou animais, em artesanato, na vigilância de crianças, de pessoas idosas ou doentes, entre outros.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (11.2 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Leer 6 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com