ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Vida y trabajos de cicerón y traducción de parte de los discursos contra verres


Enviado por   •  18 de Abril de 2017  •  Documentos de Investigación  •  1.911 Palabras (8 Páginas)  •  211 Visitas

Página 1 de 8

VIDA Y TRABAJOS DE CICERÓN, DISCURSOS CONTRA VERRES Y PARTE TRADUCIDA DE UN DISCURSO

INTRODUÇÃO À TRADUÇÃO.

        Para esta pequena introdução o livro CICERON, M. T. Discursos I: Verrinas, Tradução e notas de José María Requejo Prieto. Madrid: Gredos, 1990. Foi de inestimável ajuda.

Vida de Cicero.

        Marco Túlio Cícero nasce na cidade de Arpino nas cercanias de Roma no ano cento e seis Antes de Cristo, de uma família abastada, da classe dos cavaleiros. Ainda criança traslada-se a Roma, onde estuda oratória, leis, filosofia e poesia. Toma a toga aos dezesseis anos de idade e entra no exército sob o mando de Gneo Pompeu Estrabão, pai de Gneo Pompeu, rival de César, e seu primeiro discurso judicial conservado, o Pro quinctio, o pronúncia com vinte e cinco anos.

        Começa sua carreira política como questor em Sicília no ano setenta e cinco A.D. Conseguindo este cargo Cicero converte-se em senador, por este motivo os sicilianos o procuram no ano setenta para que lhes represente num processo contra Gayo Verres, que como pró-cônsul saqueou a província do setenta e três até o setenta e um. Cicero obtém êxito na ação conseguindo ser a primeira figura dos tribunais romanos.

        Ele é nomeado pretor no ano sessenta e seis e ganha o consulado, junto com Gaio Antônio no ano sessenta e quatro, onde enfrenta a conjura de Catilina e realiza os quatro discursos chamados Catilinarias.

        Após o consulado mantém um enfrentamento com Publio Clodio Pulcro, um dos companheiros de Catilina, e tribuno da plebe, que o faz exiliar-se. Depois de várias paradas chega em Tesalônica sob a proteção de Gneo Placio, voltando a Roma no ano cinquenta e sete.

        Em março do ano cinquenta e um, um ano após a morte de Clodio, e até outubro do cinquenta é nomeado governador da Cilicia, província que contém Panfilia, Pisidia, Licaonia, Licia e Frigia. Onde junto com Bíbulo, governador da província da Síria, enfrenta-se aos partos.

        Durante a guerra civil que enfrenta a César e Pompeu, Cicero se coloca no partido de este, porém sempre tentando uma via diplomática de resolução do conflito. Quando Pompeu é derrotado por César em Farsalia, Cicero consegue voltar a Itália e depois a Roma, com graves problemas de dinheiro, a causa de um empréstimo a Pompeu, que nunca foi devolvido.

        Em quarenta e cinco morre sua filha Tulia, fato marcante na sua vida pessoal, e que o mantém retirado da vida pública por meses, no ano quarenta e quatro está presente no senado quando César é assassinado, entrando depois em conflito com Marco Antonio, apoiando a Otavio contra aquele. Porem na constituição do Segundo Triunvirato de Otavio, Marco Antonio e Marco Emílio Lépido, o nome de Cícero está numa lista de duzentos nomes, que deveriam morrer. Finalmente é assassinado na sua propriedade em Formias, da mão do centurião Herennio e o tribuno militar Popilio em dezembro do quarenta e três.

Obra literária destacada.

        Para começar a falar sobre as obras destacadas faz-se necessária uma brevíssima introdução ao pensamento do Cícero:

        Vano sería pretender una separación neta entre  las distintas actividades de Cicerón: su vida está presidida por la idea de la humanitas, que define al Hombre como ser, distinto de los demás seres del universo, incluidos los dioses, y que sólo llega a su plenitud con la conjunción de los otros dos valores esenciales atribuidos por el propio Marco Tulio al vocablo; el de la cultura como elemento individualizador, como medio para ir superando la propia “animalidad” y alcanzar así cotas cada vez mayores de independencia personal, y el de la disposición abierta hacia los demás que aporta el sentido humano en su dimensión social y tiene su manifestación más inmediata en la verdadera cortesía de palabras y acciones. (CICERON, 1990, p 98-99).

        É nessa busca da cultura como elemento diferenciador que uma obra como a de Cícero, que abarca poesia, retórica (discursos), filosofia e quase mil cartas, pode compreender-se.

        A poesia de Cicero foi perdida quase completamente, chegando fragmentos do De consulatu suo. O De temporibus suis, este perdido completamente, outro poema épico perdido dedicado a César, uma coleção de epigramas, também perdida: iocularis libellus.

        As cartas foram melhor conservadas pelo passo do tempo, e são de vital importância tanto para conhecer a sua vida pública e privada, como também é uma valiosa fonte de conhecimento sobre a convulsa sociedade que lhe tocou viver, e que tem com remetentes sobre todo a seu amigo Ático, a Bruto, Pompeu e César.

        As obras filosóficas de Cicero, escritas, segundo ele mesmo para ser útil à maior quantidade de gente, mas sem interromper o serviço ao bem público (CICERON, 1990, p 111-112), escreve Hortensius e os quatro livros de Academica, sobre o estúdio de essa disciplina, três livros sobre a natureza dos deuses, De natura deorum, da Consolatio, e um livro sobre a velhice, dedicado ao amigo Ático De Senectute. Marco Túlio Cicero escreveu também sobre teoria política no De re publica e no posterior de legibus, além do elogio a Cato e a Carta a César. Também escreveu um tratado de oratória, em forma de diálogo, expondo suas ideias sobre o orador ideal, chamado De oratore.

        De Cicero conservam-se cinquenta e oito discursos, e pensa-se que publicado uns cento e trinta e nove, destacando-se as Verrinas, contra Verres, as Catilinarias, contra Catilina e as Filípicas, um ataque reiterado contra Marco Antonio.

As Verrinas.

        Discursos elaborados pelo Cicero com motivo do processo contra Gayo Verres, pró-pretor de Sicília pelos abusos cometidos durante a sua gestão.

        Foram os próprios sicilianos quem procuraram por Cicero quando Verres acabou seu mandato pois este tinha sido questor cinco anos antes.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (11.1 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Leer 7 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com