ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

A IMPORTÂNCIA DA RADIOTERAPIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE LARINGE


Enviado por   •  25 de Febrero de 2014  •  6.247 Palabras (25 Páginas)  •  468 Visitas

Página 1 de 25

A IMPORTÂNCIA DA RADIOTERAPIA NO TRATAMENTO

DO CÂNCER DE LARINGE

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da utilização da radioterapia no tratamento dos cânceres de laringe. Trata-se de um estudo baseado em uma pesquisa bibliográfica, de caráter expositivo e natureza qualitativa. O câncer é uma doença provocada por um grupo de células que se multiplicam de maneira autônoma, invadindo localmente e à distância outros tecidos. O câncer de laringe e é uma das neoplasias de cabeça e pescoço mais frequentes. É mais prevalente entre os 50 e 70 anos de idade, porém se observa cada vez mais em idades precoces. As pessoas que fumam e bebem álcool tem muito mais probabilidades de sofrer de câncer de cabeça e pescoço que as que não têm nenhum destes hábitos. A radioterapia é o emprego de radiações ionizantes para o tratamento de determinados tumores, que emprega os raios X com altas doses de irradiação. Seu objetivo é destruir as células tumorais causando o menor dano possível aos tecidos que rodeiam o tumor. A radioterapia também pode ser utilizada para aliviar os sintomas do câncer avançado de laringe, tais como a dor, o sangramento, a dificuldade para engolir e os problemas causados quando o câncer se propaga para os ossos. Este estudo comprovou a importância da radioterapia no tratamento do câncer de laringe. Os cânceres superficiais pequenos, sem fixação lagíngea ou comprometimento de gânglios linfáticos podem ser tratados exitosamente com a radioterapia.

Palavras-chave: Câncer. Laringe. Radioterapia.

ABSTRACT

This study aims to analyze the importance of the use of radiotherapy in the treatment of cancers of the larynx. This is a study based on a literature search , character exposition and qualitative nature. Cancer is a disease caused by a group of cells that multiply autonomously, remotely and locally invading other tissues. Laryngeal cancer and is one of neoplasms of the head and neck frequently. It is most prevalent between 50 and 70 years of age, but noted increasingly early ages. People who smoke and drink alcohol has much more likely to suffer from head and neck cancer than those who have none of these habits. Radiation therapy is the use of ionizing radiation for the treatment of certain tumors, which uses X-rays with high doses of irradiation. Your goal is to destroy the tumor cells causing the least possible damage to the tissues surrounding the tumor. Radiotherapy can also be used to relieve symptoms of advanced cancer of the larynx, such as pain, bleeding, difficulty swallowing and problems caused when cancer spreads to the bones. This study confirmed the importance of radiotherapy in the treatment of laryngeal cancer. The small superficial cancers without fixing lagíngea or compromise of lymph nodes can be successfully treated with radiotherapy.

Keywords : Cancer. Larynx. Radiotherapy.

1 INTRODUÇÃO

O câncer de laringe e é uma das neoplasias de cabeça e pescoço mais frequentes, excluindo os carcinomas originados da pele, representando 21% de todos os tumores malignos do organismo, e 25% dos tumores de cabeça e pescoço, e dos quais 98% corresponde a carcinomas escamosos ou epidermóides (geralmente do tipo bem diferenciado) (LEE, 2012).

É mais frequente entre os 50 e 70 anos de idade, porém se observa cada vez mais em idades precoces; predomina entre homens em uma relação de 4 :1. Tem se observado um aumento desta patologia em mulheres nos últimos anos, provavelmente associado ao maior consumo de tabaco e álcool nesse gênero nos últimos anos (POPIM; BOENER, 2006).

O câncer é uma doença provocada por um grupo de células que se multiplicam de maneira autônoma, invadindo localmente e à distância outros tecidos. Em geral, tende a levar à morte a pessoa afetada, se esta não se submeter a um tratamento adequado. As células cancerosas podem disseminar-se para outras partes do corpo pelo sistema sanguíneo e pelo sistema linfático (WEINBERG, 2008).

A magnitude do câncer é variável, de acordo com a agressividade de suas células e demais características biológicas de cada tipo tumoral. Em geral, o comportamento das células cancerosas se caracteriza por escapar ao controle reprodutivo que requeria sua função original, perdendo suas capacidades primitivas e adquirindo outras, que não correspondem, invadindo de forma progressiva e por diferentes vias órgãos próximos, ou até disseminando-se à distância (metástase), com crescimento e divisão além dos limites normais do órgão ao qual pertenciam originalmente, disseminando-se e ocasionando o crescimento de novos tumores em outras partes do corpo longe de sua localização original (LOPES, ORG, 2006).

O processo pelo qual se produz o câncer (carcinogênese) é causado por anormalidades no material genético das células. Estas anormalidades podem ser provocadas por diversos agentes cancerígenos, como a radiação ionizante, ultravioleta, produtos químicos procedentes da indústria, do fumo do tabaco e da contaminação em geral, ou de agentes infecciosos como o vírus do papiloma humano ou o vírus da hepatite B (POPIM; BOENER, 2006).

Segundo Lopes (ORG, 2006), outras anomalias genéticas cancerígenas são adquiridas durante a replicação normal do DNA, ao não corrigir-se dos erros que podem se produzir durante tal processo, ou são herdadas e, por conseguinte, se apresentam em todas as células a partir do nascimento e originam maior probabilidade de que se apresente a doença. Existem complexas interações entre o material genético e os cancerígenos, um motivo pelo qual alguns indivíduos desenvolvem câncer depois da exposição a cancerígenos e outros não.

Todos os cânceres se originam nas células, unidades básicas de vida do corpo. O corpo é formado por muitos tipos de células. Estas células crescem e se dividem de forma controlada para produzir mais células, segundo sejam necessárias, para manter são o corpo. Quando as células envelhecem ou se danificam, morrem e são substituídas por células novas. No entanto, conforme explica Reich (2009), algumas vezes este processo ordenado se descontrola. O material genético (DNA) de uma célula pode danificar-se ou alterar-se, o qual produz mutações, que afetam o crescimento e a divisão normais das células. Quando isto acontece, as células não morrem quando deveriam morrer e células novas se formam quando o corpo as necessita. As células que restam formam uma massa de tecido que é o que se chama tumor.

Uma das possibilidades

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (40.7 Kb)  
Leer 24 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com