ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Benjamin - a obra de arte da era de sua reprodutibilidade técnica.


Enviado por   •  16 de Septiembre de 2016  •  Ensayos  •  700 Palabras (3 Páginas)  •  241 Visitas

Página 1 de 3

RESENHA

VÁZQUEZ, A. S. Ética. Civilização Brasileira, 33 ed. Rio de Janeiro: 2012

Capítulo 1 – Problemas morais e problemas éticos

O autor inicia aprofundando as questões que envolvem os termos moral e ética, primeiramente diferenciando-os epistemologicamente. De acordo com sua argumentação, a moral diz respeito às ações práticas, atribuídas aos seres humanos, que ocorrem de acordo com determinadas regras, normas ou princípios norteadores. No campo da moral, têm-se os problemas de cunho prático, de comportamento moral na vida cotidiana. A realidade moral de uma sociedade, portanto, varia historicamente de acordo com o contexto sócio-cultural relativo a cada época e lugar – variando também seus princípios e suas normas.

Já a ética diz respeito à ciência que tem por objeto de estudo a moral. Trata-se de um campo teórico, que tem por finalidade “investigar, explicar ou esclarecer uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes” (2012, p. 20). O autor defende que a ética não deve ser compreendida como uma disciplina normativa, que atribui juízos de valor ou formula princípios e normas universais a serem seguidas pelos sujeitos. Na verdade, a ética deve se preocupar em investigar, racional e objetivamente, a(s) moral(is) inerente(s) a cada sociedade, considerando os diferentes contextos sócio-históricos e sua diversidade espaço-temporal. No entanto, tampouco é uma teoria que se limita a descrever os fenômenos, mas, sobretudo, desenvolve explicações,

procura determinar a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes da avaliação moral, a natureza e a função dos juízos morais, os critérios de justificação destes juízos e o principio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais (VÁZQUEZ, 2012, p. 22).

Assim, a ética pode vir a fundamentar a moral, mas somente sob a justificativa de que a segunda é justamente o objeto de estudo da primeira (e portanto muitos aspectos em ambas se tangenciam); a ética não deve, contudo, normatizar a moral.

O autor faz também um resgate da etimologia de ambas as palavras. Moral vem do latim mores, “costume” (regras adquiridas por hábito). Ética vem do grego ethos, “modo de ser” ou “caráter” (comportamento também adquirido, não natural). No entanto, como já explicitado, a conceituação moderna de ética e moral evidencia que as duas possuem diferenças essenciais.

Em outro momento, Vázquez faz uma crítica à concepção tradicional segundo a qual a ética era reduzida a um simples capítulo da filosofia, o que acabava por negar seu caráter independente e científico. No entanto, para o autor, sem estar ancorada na ciência e na explicação da moral, a ética reduz-se a cumprir um papel puramente normativo

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (4.5 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com