ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

CONTROL MEDICAL CLINICS: SISTEMA CLÍNICO.


Enviado por   •  14 de Abril de 2016  •  Monografías  •  3.873 Palabras (16 Páginas)  •  191 Visitas

Página 1 de 16

 CONTROL MEDICAL CLINICS:

SISTEMA CLÍNICO

Diego Gabriel De Souza Rignel1

1 Discente do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro Universitário de Franca Uni-FACEF

2 Discente do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro Universitário de Franca Uni-FACEF

3 Docente do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro Universitário de Franca Uni-FACEF

diegorignel@hotmail.com

Gabriel Pupin Chenci2

gabriel_gabrielpc@hotmail.com

Carlos Alberto Lucas3

profcarloslucas@gmail.com

RESUMO

Objetiva-se neste artigo apresentar um Sistema Clínico intitulado “Control Medical Clinics”, desenvolvido em um trabalho de graduação, bem como descrever históricos e conceitos dos recursos que foram utilizados na aplicação, tais como: o Sistema Operacional Windows, Sistema Gerenciador de Banco de Dados SQL Server, a linguagem de programação Orientada a Objetos C#, e o tipo de arquitetura utilizado na fase de desenvolvimento, em Camadas. Para relatar as funcionalidades do sistema, serão exibidas imagens retiradas da aplicação ao longo do estudo, as quais serão analisadas e aclaradas para que o leitor possa fazer um juízo de valor do sistema baseado nas ilustrações. É consciencioso que o sistema não faz todas as operações envolvidas em um processo clínico, no entanto, as que são explicitadas ilustrativamente são funcionais. Devido a isso, ao decorrer do trabalho é exposto um tópico no qual são relatadas as limitações do sistema. Esta maneira de apresentação será feita para que o leitor saiba do que ele é, e não é capaz de operar junto à aplicação. Para descrever os recursos utilizados ao longo do desenvolvimento, foi feita uma revisão bibliográfica, por meio da qual se abordam informações relativas a históricos e conceitos de tais recursos. Por ser uma revisão bibliográfica, o estudo não contém resultados expressos em forma de números, sendo assim, pode-se considerar como resultado a importância desse sistema para o panorama universo da saúde, e a maneira com que cada recurso utilizado contribuiu na fase de desenvolvimento da aplicação. Mantém-se em aberto a possibilidade de um novo estudo que relate eventualmente novas funcionalidades e recursos do sistema.

Palavras-chave: Sistemas de saúde, desenvolvimento em camadas, C#.

ABSTRACT

This article aims to present a clinical system entitled "Control Medical Clinics," developed in a graduate work, and describe historical and concepts of resources that were used in the application, such as: Windows Operating System, SQL Server Database Management System, the programming language Object Oriented C #, and type of architecture used in the development phase, in layers. To report the 2


features of the system will display images taken from the application during the study, which will be reviewed and clarified so that the reader can make a judgmental about the system based on the illustrations. It is conscious that the system does not do all the operations involved in a clinical process, however, that are functional are explained pictorially. Because of this, in the course of the work, is exposed a topic, which are reported in, the limitations of the system. This manner of presentation will be made so that the reader knows what he is and is not able to operate with the application. To describe the resources used throughout the development, a literature review was done by means of which explores the historical information and concepts of such resources. Being a literature review, the study does not contains the results expressed as numbers, so it can be considered as a result the importance of this system to the picture of health, and the way that each resource used helps in the development phase of the application . It remains open the possibility of a new study that reports possible new features and system resources.

Keywords: Health Systems, Development inLayers, C#. 3


1. INTRODUÇÃO

No presente estudo, objetiva-se abordar as funcionalidades e limitações do sistema, bem como os recursos utilizados para desenvolvimento do mesmo. Busca-se atingir um público alvo das Ciências Exatas, e a todos os interessados em saber um pouco do funcionamento, construção e limitações do sistema. Utiliza-se como metodologia para abordar os recursos presentes no sistema, a pesquisa bibliográfica.

O trabalho está estruturado da seguinte maneira: no item 2, é feito um breve histórico e apresentações de todos os Recursos Utilizados no Sistema, tais como: Windows, como Sistema Operacional, C# (CSharp), como linguagem de programação orientada a objetos, SQL Server, como base de dados e Desenvolvimento em Camadas, como arquitetura do projeto; no item 3 e 4 são abordadas e descritas as Funções de cada tela do sistema e suas limitações, respectivamente; enfim, no item 5 são elaboradas as Considerações Finais do trabalho, baseadas em linhas gerais do estudo propriamente dito.

Contextualizando, esse é o primeiro estudo do software. Portanto, mantém-se em aberto a possibilidade de um novo trabalho que aborde eventualmente novas funcionalidades do sistema.

2. RECURSOS UTILIZADOS NO SISTEMA

Alguns recursos foram utilizados ao decorrer do desenvolvimento da aplicação. Abaixo estão listados os principais, tais como: o Sistema Operacional (Windows), o Banco de Dados (SQL Server), a linguagem de programação (C# ou CSharp) e a arquitetura do projeto (Camadas):

2.1 Windows

Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, dois amigos de colégio, a Microsoft inicialmente tinha em seus planos desenvolver em linguagem BASIC um software para o computador da MITS, o Altair 8800. Já em 1977 foi lançada uma nova versão do software, escrita em FORTAN para computadores baseados em CP/M, do inglês, Control Program/Microcomputer - sistema operacional em disco desenhado para os processadoresIntel 8080, Intel 8085 e Zilog Z80 - (AVILA, 2007). 4


Em meados de 80, a Microsoft teve seu serviço contratado pela IBM, com a finalidade de desenvolver um sistema operacional para computador pessoal com sistema CP/M. No entanto, Gates e Allen não possuíam um sistema operacional completo, então decidem comprar o Q-DOS – sistema operacional da empresa Seattle Computer Products - pela quantia de 50 mil dólares. Após passar por melhoras, tornou-se na época, o que hodiernamente conhecemos por MS-DOS (PERON, 2009).

Contemporâneo a isso, a Apple desenvolvia uma interface gráfica para o Apple LISA, e já tinha interesse em utilizar um mouse terceirizado, da empresa XEROX. Não demorou muito, e Gates conseguiu convencer Steve Jobs a deixá-lo participar do projeto do novo computador da Apple – o Macintosh - e em 1982 a Microsoft inicia o desenvolvimento das aplicações. Todavia, Gates não só formou a parceria com Jobs, mas aproveitou também para copiar a interface gráfica do Macintosh e vende-la anos depois, em uma versão similar, no Oriente Médio, mais precisamente no Japão. Ciente do que Gates havia feito, Jobs quebra a aliança entre as duas empresas (PERON, 2009).

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (25.4 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Leer 15 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com