ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Como estan los Professores de letras como leitores análises dos registros de empréstimos de livros de uma biblioteca escolar


Enviado por   •  16 de Abril de 2018  •  Reseñas  •  802 Palabras (4 Páginas)  •  67 Visitas

Página 1 de 4

Professores de letras como leitores análises dos registros de empréstimos de livros de uma biblioteca escolar

O André Jorge Catalan Casagrande quem apresentou essa tese é doutorando da Faculdade Mackenzie de São Paulo, o embasamento teórico dele é através do historiador francês Roger Chartier, trabalha com a história da leitura, leitura como uma prática cultural.

A pesquisa consiste em saber se os professores usam a biblioteca da escola onde trabalham, pois como o André falou em sua tese “Que é de se esperar que os professores sejam frequentadores assíduos das bibliotecas das escolas onde lecionam, uma vez que será na biblioteca onde eles encontrarão teoricamente subsidio para uma formação continuada, também embasamento para as aulas e também textos literários servirão para a sua formação pessoal.”

Enfim o artigo analisará a prática de leitores da área de letras através dos registros de empréstimos de livros aos professores através do registo da biblioteca.

Uma das escolas em que ele fez a pesquisa era uma escola estadual que funciona de manhã, tarde, e noite, e a biblioteca fica disponível nesses três períodos, a cidade de referência foi Ivaí, interior do Paraná, treze mil habitantes, oito mil moram no campo e 5 mil na cidade. A cidade possui uma biblioteca cidadã, além de quatro escolas estaduais onde todas possuem bibliotecas, a biblioteca mais equipada foi essa em que ele fez a pesquisa para a sua tese, a biblioteca possui por volta de seis mil livros, ou seja é uma boa biblioteca.

Nessa biblioteca possui dois registros de empréstimos, o dos alunos e dos professores, então Carlos pegou para pesquisa o registro da biblioteca dos professores, para poder fazer a pesquisa.

Ai ele faz a seguinte pergunta: “Os professores leem livros de literatura?” “A biblioteca é usada como fonte para os preparos da sua aula?” “Com que frequência os professores recorrem a biblioteca?”

No ano de 2015 o colégio em que ele fez a pesquisa contava com trinta e seis professores, sendo dez da área de letras, distribuídos em língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola, e produção textual. Em 2015 dos trinta e seis professores do colégio realizaram um total de quarenta e sete em préstimos de livro, o que fornece um percentual de 1,3 livros emprestados por cada professor durante todo o ano letivo, uma marca pequena. Quando se analisa o empréstimo de livros feitos apenas aos professores da área de letras nos deparamos com o seguinte dado, dos dez professores formados em letras somente cinco emprestaram livros da biblioteca, ou seja 50%, desses cinco, quatro realizaram um empréstimo durante o ano todo, e o quinto realizou dois empréstimos.

Ele organizou o nome dos professores como A, B, C, D, E para não divulgar nomes, o professor A pegou o livro Língua portuguesa e literatura, professor B pegou o livro O tesouro do quilombo, o C Noite na taverna, o D estava escrito livros diversos o que prejudicou um pouco a pesquisa, e o professor E pegou Liberdade por um fio; Língua inglesa duas vezes; O fazedor de velhos, e também livros diversos.

Diante aos dados coletados é possível chegar as seguintes conclusões, os professores de modo geral recorreram pouco a biblioteca, 1,3 livros por ano. Quando se foca especificamente nos professores da área de letras esse percentual se torna menor ainda foram feitas no total de 12 empréstimos para dez professores, que fornece a marca de 1,2 livros por ano por professor de letras.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (5 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Leer 3 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com