Historias em quadrinhos como ferramenta de ensino do Frances
Diva29Trabajo5 de Septiembre de 2018
4.047 Palabras (17 Páginas)117 Visitas
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
DEPARTAMENTO DE LETRAS, ARTES E JORNALISMO
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/FRANCÊS
DIVANA MONTEIRO E SOUZA
VANESSA ARAÚJO DA SILVA
A INSERÇÃO DO GÊNERO MULTIMODAL HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
MACAPÁ
2015
DIVANA MONTEIRO E SOUZA
VANESSA ARAÚJO DA SILVA
A INSERÇÃO DO GÊNERO MULTIMODAL HISTÓRIA EM QUADRINHO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Letras Português/Francês da Universidade Federal do Amapá como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão II, ministrada pela Profª Drª Martha Zoni.
Orientador: Prof. Esp. Olaci da Costa Carvalho.
MACAPÁ
2015
Sumário
1- TEMA 4
2- DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
3- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
4- JUSTIFICATIVA 4
5- OBJETIVOS 6
5.1- OBJETIVO GERAL 6
5.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
6- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 6
6.1 GÊNEROS TEXTUAIS: 6
6.2 GÊNEROS MULTIMODAIS 7
6.3 HISTÓRIA EM QUADRINHOS 9
7- METODOLOGIA 12
8- CRONOGRAMA 14
9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
- TEMA
Gêneros multimodais no ensino do Francês como Língua Estrangeira.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
A inserção do gênero multimodal Histórias em Quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira.
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
De que forma as Histórias em Quadrinhos [a][b]podem contribuir para o ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira[c]?
- JUSTIFICATIVA
Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal o uso de Histórias em Quadrinhos em sala de aula, como instrumento facilitador para o processo de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira[d]. O texto quadrinizado, considerado um gênero totalmente multimodal, chama bastante a atenção tanto de crianças quanto de adultos, tornando-se, assim, um excelente recurso didático para se trabalhar o ensino de Língua Francesa. E é com o objetivo de reconhecer a importância desse gênero textual e verificar como ele contribui para o ensino de língua, e para o desenvolvimento do letramento que iremos utilizá-lo para ampliar e/ou desenvolver a leitura, a compreensão escrita, a interpretação textual[e], bem como o conhecimento cultural e abordar a linguagem não-padrão, a qual não é o foco principal em sala de aula de Francês.
Muito embora termos encontrado diversos estudos relacionados a esse gênero em língua materna (LM), ainda assim consideramos essencial desenvolver essa pesquisa, porém voltada para a Língua Francesa. Com o intuito de diversificar o ensino-aprendizagem de FLE, trazemos como proposta a arte sequencial, fazendo com que o aluno esteja inserido em diversas situações concomitantemente, haja vista ser a HQ um gênero que aborda a comunicação situacional. Para tanto, faz-se necessário uma abordagem preliminar de teóricos como Ângela Paiva Dionísio, Márcia Mendonça, Mikhail Bakhtin, Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos, dentre outros, os quais irão nos embasar, corroborar com a nossa temática e serão fundamentais para o desenvolvimento, aplicabilidade e resultado de nossa pesquisa.
Os gêneros do discurso se apresentam de forma diversificada e podem ser utilizados em sala de aula para se trabalhar a língua francesa, haja vista tomarem forma ora na escrita ora na fala. Eles nascem da interação social e da necessidade de textos específicos em cada esfera. Para que haja comunicação é preciso conhecer e dominar os diversos tipos de gêneros. Assim, ao se trabalhar esses textos em sala, aumentamos as possibilidades de compreensão e disseminação do conhecimento/cultura da língua.
A presença das HQs incentivada pelo Governo Federal tem causado novos desafios aos professores, os quais necessitam compreender melhor a linguagem, recursos e obras. É necessário olhar a HQ como um recurso didático e assim se surpreender com a gama de recursos, contribuições e possibilidades que a linguagem e suas obras podem trazer ao ambiente escolar, além de atingir uma prática de leitura desejável para todas as idades (VERGUEIRO;[f] RAMOS, 2015).
A HQ é um gênero textual que tem por finalidade fazer com que o leitor domine estratégias de leitura da “arte sequencial” como: inferência dos quadros implícitos, sequência dos fatos, sequência de postulados ou de argumentos e sequência de ações para que possa construir o sentido do texto. Trazendo isso para a Língua Francesa, os quadrinhos atuarão como um instrumento facilitador de ensino-aprendizagem por ser um gênero multimodal que atrela texto e imagem. Os textos quadrinizados têm caráter descritivo em que imagem e texto verbal estão entrelaçados, sendo fundamentais para a produção de sentido. Desse modo, as HQs serão utilizadas para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, tendo como objetivo identificar os pontos positivos e negativos desse gênero em sala de aula, especificamente nas aulas de FLE (MENDONÇA, 2008).
O ensino de língua estrangeira nas escolas tem um papel importante na educação à medida que permite aos alunos entrar em contato com outras culturas, com modos diferentes de ver e interpretar a realidade. A determinação dos conteúdos referentes a diferentes gêneros textuais (orais e escritos) pauta-se por tipos com os quais os alunos estão mais familiarizados como usuários de sua língua materna, podendo ser: pequenas histórias, quadrinhas, histórias em quadrinhos, instruções de jogos, anedotas, trava-línguas, anúncios, pequenos diálogos, rótulos de embalagens, cartazes, canções, pequenas notícias (PCN, 1998).
As HQs podem ser consideradas um excelente material de trabalho para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira e é com base nessa proposta que daremos sequência a nossa pesquisa voltada para o desenvolvimento do FLE.
- OBJETIVOS
5.1- OBJETIVO GERAL
Analisar o processo ensino-aprendizagem de FLE em sala de aula com o gênero HQs.
5.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Diagnosticar pontos positivos e negativos ao trabalhar a HQ;
- Registrar e analisar possíveis contribuições obtidas no processo de ensino aprendizagem do FLE através das HQs.
- Identificar a evolução[g] do ensino-aprendizagem através da leitura do gênero HQ;
- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Como fundamentação teórica, abordaremos as ideias de Mikhail Bakhtin (1997), Viviane Martins Duarte (2008), Ângela Paiva Dionísio (2006), Márcia Mendonça (2008) e Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos (2015), divididos em três tópicos: Gêneros Textuais, Gêneros Multimodais e Histórias em Quadrinhos. A priori, iremos abordar os gêneros textuais e, posterirormente, de forma mais específica, o gênero HQs, passando pelo conceito de Multimodalidade.
...