ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Resiliência


Enviado por   •  16 de Diciembre de 2014  •  18.872 Palabras (76 Páginas)  •  122 Visitas

Página 1 de 76

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Uruguaiana

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

ESTRATÉGIAS RESILIENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE

NÁDIA CINARA ALVES POETINI

RESUMO:

Esta pesquisa teve como finalidade identificar e analisar criticamente se a resiliência é desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental 22 de Outubro do município da Barra do Quaraí – RS, a fim de facilitar o enfrentamento aos fatores estressores inerentes ao exercício da profissão docente. A resiliência sendo um novo instrumento científico e de formação recentemente adotado pelas ciências humanas como mecanismo para descrever pessoas com capacidades de sobrepor-se às adversidades cotidianas, envolvendo pensamentos, comportamentos e atitudes no ambiente em que se vive, torna-se necessário aplicá-la ao contexto educacional a fim de proporcionar aos docentes um exercício saudável da profissão. Os teóricos que embasaram este estudo ressaltam a importância do desenvolvimento da resiliência nos dias atuais, uma vez que os profissionais necessitam ser preparados e treinados de modo especial para que se efetue um processo de auto-afirmação e auto-realização enquanto ser inteligente, livre, responsável e reflexivo. A pesquisa foi quanti-qualitativa e dividida em duas etapas: entrevistas e aplicação do teste de resiliência, os quais foram divididos em categorias e fatores para melhor análise dos dados. Participaram desse estudo a equipe diretiva e coordenação pedagógica, além de 14 professores das séries finais da escola pesquisada. Ao correlacionar os resultados obtidos no teste de resiliência às entrevistas verificou-se que a resiliência é desenvolvida no contexto escolar no sentido de enfrentar o estresse docente. A presente pesquisa, com base em dados secundários, propôs algumas estratégias para a promoção da resiliência no contexto educacional que vise o coletivo e a pessoa do professor.

Palavras chave: Resiliência. Estresse docente. Escola e gestão resiliente.

RESUMEN:

Esta investigación tuvo como propósito identificar y analizar críticamente si la resiliencia es desarrollada en la Escuela Municipal de Educación Básica 22 de Outubro en la ciudad de la Barra do Quaraí – RS, con la finalidad de facilitar el enfrentamiento a los factores estresantes inherentes al ejercicio de la profesión docente. La resiliencia siendo un nuevo instrumento científico y de formación recientemente adoptado por las ciencias humanas como mecanismo para describir personas con capacidades de enfrentar las adversidades diarias, envolviendo pensamientos, comportamientos y actitudes en el ambiente donde se vive, se hace necesario aplicarla en el contexto educativo con la finalidad de proporcionar a los docentes un ejercicio saludable de la profesión. Los teóricos que apoyaron este estudio resaltan la importancia del desarrollo de la resiliencia en los días actuales, una vez que los profesionales necesitan estar preparados y trenados de manera especial para que si efectúe un proceso de auto-afirmación y auto-realización mientras persona inteligente, libre, responsable y reflexivo. La investigación fue cuanti-cualitativa y dividida en dos etapas: entrevistas y aplicación del test de resiliencia, a los cuales fueron divididos en categorías y factores para mejor análisis de los dados. Participaron de este estudio el equipo directivo y coordinación pedagógica, allá14 profesores de las series finales de la escuela pesquisada. Al correlacionar los resultados obtenidos en el test de resiliencia a las entrevistas realizadas, fue percibido que la resiliencia es desarrollada en el contexto escolar con la finalidad de hacer frente a lo estrese docente. La actual investigación, apoyada en dados secundarios, sugirió algunas estrategias para la promoción de la resiliencia en el contexto educativo con el objetivo de atingir el colectivo y la persona del profesor.

Palabras clave: Resiliencia. Estrese docente. Escuela e gestión resiliente.

1 INTRODUÇÃO

O novo cenário mundial caracterizado pelas intensas transformações de natureza social, política, econômica, cultural e tecnológica, além de alterar a vida social, pessoal e familiar do professor acaba por exigir um maior envolvimento e comprometimento no mundo do trabalho, de modo que a pessoa inserida nesse contexto demanda de um grande esforço para adaptar-se e sobrepor-se frente às complexidades e exigências da vida laboral.

Em virtude desses acontecimentos, a relação entre estresse e prática docente tem sido constante nos últimos tempos, atingindo grandes dimensões no ambiente escolar, uma vez que tais situações geram sentimentos desfavoráveis comprometendo muitas vezes a saúde física e mental do professor.

Diante desse contexto, tomando como base o posicionamento de Castro (2002) que todo esse processo de mudança faz com que novas exigências surjam a cada dia, e o sistema educacional ainda não dispõe de reação para atender tantas demandas ficando, muitas vezes, imersos num mundo tão imprevisível, complexo, dinâmico e em constante fluxo de energia, é necessário que o sistema educacional avalie e desenvolva a resiliência de seus profissionais com a finalidade de gerar atitudes otimistas e positivas frente às circunstâncias inesperadas e desfavoráveis, a fim de que se mantenham o equilíbrio da saúde física e mental de seus docentes e transformá-los diante das adversidades que a vida profissional impõe.

Tendo em vista que a resiliência é um novo instrumento científico e de formação recentemente adotado pelas ciências humanas como mecanismo para descrever pessoas com capacidades de sobrepor-se às adversidades cotidianas, que engloba pensamentos, comportamentos e atitudes no ambiente em que se vive, é urgente construir e desenvolver a resiliência no contexto educacional a fim de facilitar o enfrentamento ao estresse docente.

A escola sendo um instrumento de desenvolvimento individual, social e coletivo que colabora para a transformação do ser, deve agir como mediadora de conflitos e estimular atitudes inovadoras que venham a contribuir com a saúde de seus profissionais, de modo que se facilite o enfrentamento ao estresse docente que hoje faz parte da realidade escolar, uma vez que é esse profissional que prepara cidadãos

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (129.3 Kb)  
Leer 75 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com