ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

MIKE FEATHERSTON "CULTURA DE CONSUMO E PÓS-MODERNISMO - CAP. 7 "CULTURAS DA CIDADE E ESTILOS DA VIDA PÓS-MODERNOS"


Enviado por   •  24 de Octubre de 2013  •  557 Palabras (3 Páginas)  •  636 Visitas

Página 1 de 3

Mike Featherston demonstra em seu texto diversas perspectivas acerca do pós-modernismo amparado em vários autores, oferecendo assim ao seu leitor uma liberdade no qual ele pode se apoiar na corrente ideológica que assim optar.

No capítulo sete intitulado como “Culturas da cidade e estilos de vida pós-modernas” ele narra quais foram as consequências maléficas e benéficas que o pós-modernismo trouxe para o meio físico (cidades, museus, ruas, países) e para o que pode denominar como imaterial (cultura, arte, estilo de vida), e expõe como está sendo apropriado essas novas perspectivas de vida, cultura, arte e etc.

E quais seriam as características do pós-modernismo? Ele traz consigo uma onda de transformações em todos os âmbitos sociais, desde sempre se educa a todos que a cultura, arte está direcionada para uma parte da sociedade no qual detém um poder financeiro maior que os demais e cidades/países foram selecionados como o grande centro circulação dessas produções. O pós-modernismo marca uma inversão de valores, a arte agora passar a ser acessível para todo o tipo de público, sem distinção, países perdem o status de centros culturais e bairros periféricos de Nova York começam a receber uma atenção maior, passam a ser visto de uma forma diferenciada.

A arte antes colocada como um objeto distante passa a estar presente no cotidiano das pessoas quebrando uma barreira pré-estabelecida, e outra mudança que ocorre é a cultura popular que começa a ser viabilizada de uma forma diferente no qual ela era vista e apresentada perante a sociedade. Em suma, os conceitos idealizados sobre os centros culturais antes estabelecidos, arte e estilo de vida começam a ser reelaborados e saem da marginalidade ao qual foram submetidos.

Apesar de toda a transformação positiva que ocorreu algo que foi acarretado foi o necessidade da aquisição a todo tempo dos bens de consumo e nisso o autor toca em um tópico importante, uma hierarquia da parte da população que possui um poder financeiro maior. Grupos sociais compostos por intelectuais, pequena burguesia ditam sentidos de cultura e estilo de vida com a intenção de manter as diferenças de classe, e como reforço a mídia que vem vender tais idéias com base na necessidade e aquisição de produtos que possuem a função de passar tais sentidos.

Featherston desafia o conceito no qual diz que o pós-modernismo é um lugar democrático e traz o que questionamento que essa cultura de massa que está sendo disseminada é recebida sem analisar no produto ofertado.

Pode-se listar quais foram as transformações que veio junto ao pós-modernismo, mas o que continua intacto é hierarquização que um parte da sociedade insiste em manter perante outros grupos e disseminam a idéia que tudo que é vendido na mídia é recebido sem nenhum questionamento, e junto com isso o conceito de estilo de vida que há por trás dos produtos vendidos.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (3.5 Kb)  
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com