ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Legado Ford


Enviado por   •  2 de Diciembre de 2013  •  697 Palabras (3 Páginas)  •  255 Visitas

Página 1 de 3

O nome Henry Ford estará sempre ligado a preceitos da administração pelo que ele construiu ao longo de sua história, aplicando ideias revolucionárias que definiram os padrões industriais a nível mundial na primeira metade do século XX, sua genialidade o levou a tornar-se um dos maiores industriais do mundo na sua época e ainda hoje é considerado um grande marco sendo estudado em diversas áreas.

Podemos dizer que sua influência promoveu mudanças profundas nos hábitos da sociedade humana em diversos países, a partir da sua criação em 1896 do primeiro veículo sobre quatro rodas. Esta criação daria origem em pouco tempo a um dos maiores impérios já construídos pelo homem, deixando um legado que até hoje dita regras e determina o ritmo de crescimento em diversos lugares do mundo.

Algumas características do que chamamos de Sistema Ford são:

• A produção em massa através da primeira linha de montagem em série com a utilização de esteiras que permitiam a cada funcionário executar sua tarefa com o mínimo de movimentação.

• A padronização dos produtos. (Os carros poderiam ser de qualquer cor desde que fossem pretos).

• A verticalização da produção centralizando todos os processos desde a produção até a distribuição de seus produtos. Ele pregava a independência total das relações comerciais externas produzindo tudo internamente, chegou a plantar seringueiras no Brasil para produzir sua própria borracha.

• O estreitamento do tempo entre a produção e a distribuição dos produtos.

• A diminuição ao máximo do estoque de matérias primas em transformação.

• A elevação da produtividade por meio da especialização.

As ideias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não precisava pensar apenas como fazer seu trabalho, mas efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível. Ele também implementou a política de metas, mesmo não possuindo esse nome, afirmando que X carros deveriam ser produzidos em Y dias.

Estas são algumas das principais características do sistema Ford dentre tantas que ainda podemos descrever e que deixaram através de sua implantação um legado extraordinário para diversas áreas da administração, para gestão da produção e também diversos setores da economia. Ele acreditava na expansão da sua Cia. e que o comércio internacional e a cooperação levariam a paz mundial, acreditava também, que pagando bem seus funcionários eles poderiam transformar-se em compradores dos

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (4.7 Kb)  
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com