Legado Ford
migottauro2 de Diciembre de 2013
697 Palabras (3 Páginas)287 Visitas
O nome Henry Ford estará sempre ligado a preceitos da administração pelo que ele construiu ao longo de sua história, aplicando ideias revolucionárias que definiram os padrões industriais a nível mundial na primeira metade do século XX, sua genialidade o levou a tornar-se um dos maiores industriais do mundo na sua época e ainda hoje é considerado um grande marco sendo estudado em diversas áreas.
Podemos dizer que sua influência promoveu mudanças profundas nos hábitos da sociedade humana em diversos países, a partir da sua criação em 1896 do primeiro veículo sobre quatro rodas. Esta criação daria origem em pouco tempo a um dos maiores impérios já construídos pelo homem, deixando um legado que até hoje dita regras e determina o ritmo de crescimento em diversos lugares do mundo.
Algumas características do que chamamos de Sistema Ford são:
• A produção em massa através da primeira linha de montagem em série com a utilização de esteiras que permitiam a cada funcionário executar sua tarefa com o mínimo de movimentação.
• A padronização dos produtos. (Os carros poderiam ser de qualquer cor desde que fossem pretos).
• A verticalização da produção centralizando todos os processos desde a produção até a distribuição de seus produtos. Ele pregava a independência total das relações comerciais externas produzindo tudo internamente, chegou a plantar seringueiras no Brasil para produzir sua própria borracha.
• O estreitamento do tempo entre a produção e a distribuição dos produtos.
• A diminuição ao máximo do estoque de matérias primas em transformação.
• A elevação da produtividade por meio da especialização.
As ideias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não precisava pensar apenas como fazer seu trabalho, mas efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível. Ele também implementou a política de metas, mesmo não possuindo esse nome, afirmando que X carros deveriam ser produzidos em Y dias.
Estas são algumas das principais características do sistema Ford dentre tantas que ainda podemos descrever e que deixaram através de sua implantação um legado extraordinário para diversas áreas da administração, para gestão da produção e também diversos setores da economia. Ele acreditava na expansão da sua Cia. e que o comércio internacional e a cooperação levariam a paz mundial, acreditava também, que pagando bem seus funcionários eles poderiam transformar-se em compradores dos seus automóveis.
Com estes conceitos ele promoveu o crescimento da Cia. que por sua vez gerou desenvolvimento da siderurgia na fabricação de aço, da indústria têxtil produzindo tecidos e outros produtos para estofamentos, permitiu o desenvolvimento da indústria petroleira na fabricação de combustíveis para os motores a combustão e acima de tudo, estimulou a criação de estradas para seus automóveis que culminou com o aparecimento de novos centros populacionais que precisaram de novas áreas de comércio para atendê-los, ou seja, gerou riquezas que se tornaram indispensáveis na economia de diversos países para geração de milhares de empregos.
Além disto, Ford deixou outras contribuições como: a criação da assistência técnica de grande alcance, repartiu parte do controle acionário com seus funcionários, estabeleceu jornada de oito horas e salário mínimo de U$5,00 por dia, criou também a distribuição através de agencias próprias. Revolucionou o tratamento aos trabalhadores, segundo Ford, ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam
...