ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

El diseño de la investigacion social


Enviado por   •  12 de Junio de 2018  •  Resúmenes  •  1.046 Palabras (5 Páginas)  •  223 Visitas

Página 1 de 5

RESENHA, EL DISEÑO DE LA INVESTIGACIÓN SOCIAL

 Diego Felipe Mosquera Burbano

 Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER) da Faculdade de Planaltina da Universidade de Brasília.

“El diseño de la investigación: la inferencia en los estudios cualitativos”

Gary King, Robert Keohane et Sydney Verba, Editora Alianza. Caps. 1 a 4.

O livro trata como seu título indica de investigação social e procura desenhar investigações que gerem “inferências” (dito termino faz referência basicamente a deduzir algo que conduza a algo mais amplo que não se observa diretamente). Também procura relacionar as tradições da investigação quantitativa e a qualitativa, já que os dois tipos de investigação participam de uma mesma lógica subjacente. No entanto as boas investigações têm imersa os dois estilos de investigação, mediante uma mesma lógica inferencial que beneficia e respalda as dois tipos investigações.

Quanto aos estilos surgem, como alguns pesquisadores quantitativos acham que o único caminho para a verdade é com a análise estatística sistemático, encontrou os qualitativos opõem-se a esta ideia. Por isto  a disciplina, se divide em dois ramos, uma quantitativa-sistemática-generalizadora e outra qualitativa-humanística-discursiva. Pese a isto um dos principais propósitos do livro é demonstrar que as diferenças entre a tradição qualitativa e quantitativa é de tipo “estilístico” (referindo ao estilo de falar de cada autor ao defender sua posição) e que sua importância em termos de método e conteúdo é mínima.  

Para compreender um mundo social temos que manejar informação que não é facilmente quantificável e que também de alguma maneira sim o seja. Leste pretende extrair do mundo inferências descritivas e causais. A Inferência descritiva: É aquela que utiliza observações do mundo para revelar outros fatos que não se observaram e a Inferência causal: A qual conhece todos os efeitos causais a partir dos dados observados. A investigação científica: Permite usar diferentes métodos explícitos que gerem e analisem todos dados, codificados e públicos, que podem ser avaliado. Se o método e a lógica das observações e inferências de um pesquisador não são explícitos, não  existe como  julgar se é  valido ou não o que se fez.

Todos os métodos sem importar sua execução têm alguma limitação. Que seja explícita permite  comparar, que se modifiquem ou se reproduzam portanto as conclusões são incertas.

A inferência é um processo muito imperfeito. O qual é impossível de chegar a conclusões verdadeiras ou exatas utilizando este tipo de dados. A inferência carece de um cálculo de incerteza, não é uma ciência exata que permita evitar o erro.

Quando há uma pergunta para a investigação ¿Como podemos levar a cabo uma investigação para dar explicações válidas aos fenômenos sociais e políticos? Começa-se com uma pergunta e continua-se com as fases de desenho e realização.  

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (5.8 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Leer 4 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com