ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Liderança educadora


Enviado por   •  8 de Octubre de 2015  •  Reseñas  •  1.256 Palabras (6 Páginas)  •  100 Visitas

Página 1 de 6

    GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

                                  SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA[pic 1][pic 2]

                      SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

                                           INSTITUTO DE ENSINO DE SEGURANÇA DO PARÁ

Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar – CSPBM/2015 – “Ênfase em Gestão Estratégica e Defesa Social”

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS

DOCENTE: PROFª MSC ANA CLOTILDES COLARES GOMES

DISCENTE: AGNALDO PEREIRA DE SOUZA - TEN CEL BM

RESENHA

LIDERANÇA EDUCADORA: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA ENVOLVENDO O LÍDER FORMADOR DE LÍDERES.

Belém - PA

2015

OLIVEIRA, José Carlos Santos de. Liderança Educadora: Uma abordagem da Educação Corporativa Envolvendo o  Líder Formador de Líderes.

1 Ideia Central da Obra

A educação corporativa e os treinamentos são importantes ferramentas de aprendizagem que o líder deve utilizar para contribuir no desenvolvimento de seus colaboradores e equipe, capacitando-os a enfrentar desafios, a melhorar a performance e a assumir o papel de líder.

2 Informações sobre o autor

José Carlos Santos de Oliveira é Advogado e Administrador, funcionário público da Câmara Municipal de Cachoeirinha – RS, instrutor técnico do Curso de Administração das Escolas e Faculdades QI.

3 Objetivo

Discorrer de forma reflexiva sobre a “Liderança Educadora”, com base no texto estudado, e como ela pode contribuir positivamente no desenvolvimento dos funcionários e no alcance dos objetivos estratégicos corporativos por meio dos processos de aprendizagem .

4 Palavras Chaves: Líder, Liderança, Educação, Aprendizagem, Treinamento, Conhecimento, Desempenho,  Competências, Pessoas.

5 Síntese esquemática da obra

 O autor apresenta uma análise dos aspectos do desenvolvimento das pessoas voltados para a formação de líderes corporativos como missão do líder educador nas diferentes etapas do processo de aprendizagem.

Na atual complexidade do cenário mundial, as organizações precisam acompanhar esse dinamismo global para que possam atender as demandas de seus clientes com eficácia e qualidade, sem deixar de valorizar o seu capital humano. Assim, o líder ganha uma função de vital importância, focando sua atuação no desenvolvimento dos funcionários para formar líderes, desenvolver pessoas e equipes, preparar sucessores, capacitando-os para enfrentar desafios presentes e futuros. Para tanto, deve utilizar ferramentas de gestão como a avaliação de desempenho, que devem gerar planos individuais de desenvolvimento a fim de identificar e minimizar Gaps que possam comprometer a qualidade do trabalho dos funcionários.

O autor questiona como os treinamentos podem contribuir no desenvolvimento de pessoas, líderes e equipe, afirmando, na sequência, que o treinamento é uma ferramenta de aprendizagem que quando utilizada adequadamente e articulado com outras áreas da gestão de pessoas, pode favorecer o desenvolvimento dos funcionários, possibilitando a troca de experiência, de ideias e vivência entre os participantes, contribuindo para o enriquecimento individual e do time.

O trabalho do líder educador tem como premissa básica o desenvolvimento do potencial dos colaboradores e das equipes (liderados). Dessa forma, ao tratar a liderança educadora voltada para a capacitação e desenvolvimento de equipes, o autor se reporta aos ensinamentos de Deise C. Engelmann, da Sincrony - Consultoria em Gestão de Pessoas, que recomenda que o líder observe os seguintes aspectos: 1) Escolha treinamentos de alta qualidade (andragogia); 2) Certifique o interesse e a consciência do participante; 3) Verifique se o treinamento aprimorará o desempenho atual e o de competências; 4) Se está adequado ao nível conceitual do participante; 5) Acompanhar o progresso pós treinamento.

Nesse turno, o líder deve deter competências que lhe proporcionem agir como um líder educador, que podem ser definidas como características consensuais para: conhecer bem e gerenciar equipes como uma comunidade educativa; redefinir o trabalho como espaço de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências; gerenciar conflitos; monitorar o desempenho e estabelecer metas de desenvolvimento e resultados de forma gradual em parceria com o profissional; avaliar competências e estimular mudanças nos padrões mentais para superar limites; ampliar a  delegação para que as pessoas assumam responsabilidades e capacidade de decidir.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (8.2 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Leer 5 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com