ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Cuidados paliativos em oncologia pediátrica na percepção dos acadêmicos de enfermagem


Enviado por   •  20 de Abril de 2018  •  Resúmenes  •  766 Palabras (4 Páginas)  •  158 Visitas

Página 1 de 4

GUIMARAES, T.M. et al. Cuidados paliativos em oncologia pediátrica na percepção dos acadêmicos de enfermagem. Escola Anna Nery, v. 20, n. 2, p. 261-267, 2016.

O artigo publicado no periódico “Escola Anna Nery” e intitulado “Cuidados paliativos em oncologia pediátrica na percepção dos acadêmicos de enfermagem”, trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa cujo objetivo foi conhecer a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre cuidados paliativos em oncologia pediátrica.

A apresentação da pesquisa encontra-se dividida em cinco partes: introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão, além das referências bibliográficas. Na parte introdutória os autores elucidam a prevalência rara do câncer na faixa etária infantil, as modalidades terapêuticas disponíveis e enfatizam os casos em que não é mais possível a cura, demandando, assim, os cuidados paliativos que visam a melhoria de qualidade de vida da criança, com alívio da dor e outros sintomas físicos, bem como apoio às necessidades e expectativas espirituais e psicossociais do paciente e da família, uma vez que esta precisa de apoio no momento de luto. Adicionalmente descrevem o papel do enfermeiro em relação ao oferecimento de um cuidado integral e ressaltam a importância da formação acadêmica para a promoção de uma concepção biopsicossocial, ultrapassando dessa maneira a visão biológica do cuidado.

Os autores considerando a escassez de estudos reconhecem a necessidade de mais estudos que elucidem a percepção dos graduandos, mais especificamente os de Enfermagem, futuros profissionais da área de saúde, quanto aos cuidados paliativos desenvolvidos junto à criança com câncer e sua família. Por essa razão, seguem essa linha de pesquisa em sua investigação.

A segunda parte do estudo corresponde à descrição do caminho metodológico seguido para alcançar resposta ao objetivo proposto, elucidando se tratar de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada no ano de 2014, em uma Escola de Enfermagem da Universidade Federal no Rio de Janeiro, compreendendo na amostra vinte acadêmicos do último período da graduação, submetidos a entrevistas individuais, cujas respostas foram analisadas a partir das três fases da Análise Temática.

A terceira parte se refere à apresentação dos resultados por meio de duas categorias temáticas: percepção dos acadêmicos quanto aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica; e a percepção dos acadêmicos quanto à atuação da equipe profissional na realização dos cuidados paliativos.

Na primeira categoria temática, a maioria dos graduandos revela que os cuidados paliativos têm como objetivo aliviar a dor do paciente pediátrico com câncer, visando assim proporcionar bem-estar e saúde mental por meio de atividades e brincadeiras lúdicas, aproximação da família, apoio psicológico, interação social e atividades que elevem a autoestima da criança; uma parcela considera que a finalidade é prolongar o tempo de vida restante da criança.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (5.3 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Leer 3 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com