ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Resumen de regressión


Enviado por   •  28 de Julio de 2015  •  Resúmenes  •  1.500 Palabras (6 Páginas)  •  104 Visitas

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Regressão

  1. O que é e para que serve a análise de regressão?

               R - O modelo de regressão e bastante usado pelos pesquisadores de ciência política. Serve para analisar a relação entre variáveis independentes (VI) e a variável dependente (VD).

  1. O que você entende por multicolinariedade?

  R - A multicolinearidade, de forma resumida, seria a correlação entre as várias variáveis independentes.

  1. Defina o conceito de coeficiente de determinação.

  R - O coeficiente de determinação, também conhecido por R², é uma medida de aderência dos dados em torno da reta de regressão. Também é usualmente interpretada como a proporção da variância na variável dependente explicada pela variação das variáveis independentes, ou seja, a qualidade do ajuste do modelo aos dados

  1. O que você entende por variável dummy?

R - A variável dummy é uma variável categórica dicotômica que pode assumir valores 0 ou 1 fixados a partir da média de uma variável X.

  1. Defina o conceito de outlier? Quais são os problemas associados a presença de outliers em análises multivariadas?

 R - Outliers são os pontos que estão bem diferentes do restante da distribuição, são valores que apresentam o comportamento estranho e diferente do resto do grupo. Seu maior problema seria que: ele pode enviesar estimativas.

  1. O que é o coeficiente de regressão?

 R - O coeficiente de regressão, representado por β, é a mudança observada em Y associada ao aumento de uma unidade em X1.

  1. O que você entende por significância estatística? 

             R - A significância estatística está relacionada ao nível de confiança quando rejeita-se a hipótese nula quando está na verdade é verdadeira

Resumo

  • O que Fazer e o que Não Fazer com a Regressão: pressupostos e aplicações do modelo linear de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO)

        O modelo estatístico Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) é bastante utilizado na na ciência política ultimamente. Porém, sua utilização não é muito grande no Brasil. Acredita-se que a causa disso pode ser a falta de conhecimento dos cientistas políticos brasileiros em relação à essa técnica do MQO. Como forma de contornar isso, aconselha-se o aumento de cursos sobre o tema por todo o Brasil e examinar criticamente a literatura para identificar quais as demandas mais urgentes. Porém, o que consistiria esse modelo de regressão?

O modelo de regressão linear é um modelo muito bom para análises. Segundo Hair, e outros estudiosos, uma forma de analisar a relação entre uma única variável dependente e múltiplas variáveis independentes é utilizando a análise de regressão linear. Assim, pode-se utilizar variáveis independentes para descobrir variáveis dependentes. Para calcular é utilizado a fórmula:

Y = α + β1X1 + ϵ

De acordo com a fórmula, o Y representa a variável dependente, X1 representa a variável independente, o α é a constante, quando o x assume o valor de zero, o β representa a mudança da variável dependente com o aumento da variável independente e o ϵ representa o erro do modelo para explicar a variável dependente com a variável independente. Esse último seria a diferença entre os valores observados e os valores preditos da variável dependente, sendo também conhecida como resíduos do modelo. Esse resíduo é fundamental porque ele avalia a capacidade que um cientista tem para criar um modelo bom e até onde aquele modelo representa a realidade. Isso é avaliado de acordo com a quantidade de resíduos, quanto menor os resíduos melhor o modelo explica/prediz a realidade.

Para minimizar a quantidade de resíduos em um modelo, é utilizado a forma funcional dos mínimos quadrados. Para as estimações entre a variável dependente e a variável independente serem eficientes, alguns pressuposto precisam ser respeitados.

O primeiro pressuposto do modelo de mínimos quadrados ordinários é: a linearidade dos parâmetros devem ser respeitadas. A relação entre a variável dependente e as variáveis independentes podem ser representadas por uma função linear. Quanto mais essa relação se distanciar, menor a aplicabilidade da forma funcional dos quadrados mínimos. A violação desse pressuposto impede que o MQO produza o melhor estimador não-viesado.

O segundo pressuposto afirma que é necessário que a mensuração das variáveis precisam estar totalmente corretas. Erros na mensuração leva a baixa validade e confiabilidade e medidas inconsistentes. O terceiro pressuposto refere-se ao ϵ. Ele afirma que a importância do valor médio do termo de erro ser igual a zero significa que os fatores não incluídos no modelo não afetam sistematicamente o valor médio de Y. Caso esse pressuposto seja violado, pode haver um comprometimento da consistência da estimativa do intercepto.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (9.5 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Leer 5 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com