ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Gigantes da indústria – Episodio 5 – Surge um Nono Rival


Enviado por   •  31 de Octubre de 2016  •  Resúmenes  •  567 Palabras (3 Páginas)  •  1.580 Visitas

Página 1 de 3

Gigantes da indústria – Episodio 5 – Surge um Nono Rival

O documentário faz referência a homens que tinham como foco a construção de verdadeiros impérios através de inovações e avanços tecnológicos que marcaram a história. Rockefeller, Vanderbilt, Andrew Carnegie e Morgan são alguns dos nomes que se tornaram figuras importantes da história dos USA e pode-se dizer que mudaram o mundo em meio às descobertas do petróleo, ferrovias, aço e da energia elétrica. 

Andrew Carnegie tem problemas com seu presidente Henry Frick, a quem deixou o comando de sua empresa, pois ele fez muito dano à imagem da empresa a recorrer á violência para dispersar um protesto de trabalhadores, sofrendo assim um atentado.  Com seu império ameaçado Carnegie retorna a Pittsburgh, (Pensilvania).

Após se recuperar do atentado Frick, volta ao seu escritório mais fortalecido, acreditando ser melhor que seu chefe Carnegie. Mas Carnegie sabe que seu presidente é um problema e faz críticas sobre ele. Frick tenta assim então orquestrar um golpe.

Por outro lado, surge uma nova ameaça para o império, JP Morgan banqueiro, que fez fortuna consolidando industrias quebradas, comprando companhias falidas e tornando-as novamente lucrativas.

Carnegie temendo se tornar o próximo alvo de Morgan, por saber que seu império não estava muito bem, decide então demitir Frick.

Enquanto Carnegie tenta salvar seu império, Morgan continua a trabalhar com seu pai, fundador de uns dos primeiros bancos de investimentos modernos.

J. P. Morgan com uma mente empreendedora, porem cansado de viver sob a sombra de seu pai e queria ganhar um nome, ser dono de seu próprio negócio. Estabelece um banco em Nova York com o objetivo de promover avanços tecnológicos e, assim, fazer uma fortuna a partir do nada, como o caso dos gigantes que o precedem. Apesar dos ensinamentos tradicionais de seu pai, que investiu em empresas em processo de falência, tomando-as lucrativas e quer algo novo como John D. Rockefeller e Carnegie. Então ele decide voltar sua atenção para um dos maiores inventores do mundo, Thomas Edison, que consolidou seu nome aperfeiçoando telegrafo, registrando além disso mais de 1000 patentes.

Até então as Tecnologias que comandavam a expansão da américa eram as ferrovias, o petróleo e o aço.  Morgan vê na energia elétrica criada Thomas Edison algo que pode mudar o mundo completamente e como um grande negócio e aposta nele. Após meses trabalhando nisso ele apresenta sua casa, a primeira a ser iluminada.

Investir em Edison para se tornar um dos nomes, vai contra tudo que seu pai lhe ensinou, evitar o alto risco, usando o único critério que é saber se há concorrentes. Então decide investir tudo em eletricidade, criando a companhia Elétrica de Edison, criando uma central elétrica e as conectando a centenas de empresas e lares de nova Iorque.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com